Malária

O que é Malária?

Malária é uma doença típica de países de clima tropical e subtropical. Também conhecida como sezão, paludismo, maleita, febre terçã e febre Quartã, o vetor da doença é o anofelino (Anapheles), um mosquito parecido com o pernilongo que pica as pessoas, principalmente ao entardecer e à noite.

É uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários, transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. Apresenta cura se for tratada em tempo oportuno e adequadamente.

A maioria dos casos de malária se concentra na região Amazônica (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins), área endêmica para a doença. Nas demais regiões, apesar das poucas notificações, a doença não pode ser negligenciada, pois se observa uma letalidade mais elevada que na região endêmica.

O seu tratamento é simples, eficaz e gratuito. A Malária pode evoluir para forma grave e até para óbito!


Ciclo da Doença

O ciclo da malária humana é homem-anofelino-homem. A fêmea ataca para garantir o amadurecimento e apostura dos ovos. Depois de picar um indivíduo infectado, o parasita desenvolve parte de seu ciclo no mosquito e , quando alcança as glândulas salivares do inseto, está pronto para ser transmitido para outra pessoa. A Amazônia é a região do Brasil, ondeo ocorrem 98% dos casos de malária.



Fonte: Ministério da Saúde