Transmissão

A Malária é transmitida pela picada do mosquito Anofelino fêmea, também conhecido como carapanã, suvela, bicudo, prego e muriçoca. Também por transfusão de sangue contaminado, através da placenta (congênita) para o feto e por meio de seringas infectadas.


Sintomas

Os sintomas mas comuns são febre alta, calafrios intensos que se alteram com ondas de calor e sudorese abundante, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite, pele amarelada e cansaço.Dependendo do tipo de malária, esses sintomas se repetem a cada dois ou três dias.


Recomendações

1 Evite banhos em igarapés e lagoas ou expor-se a águas paradas ao anoitecer e ao amanhacer. Respeite os horários do mosquito.

2 Quando o fumacê chegar à sua rua, abra as portas e janelas da sua casa para a fumaça entrar.

3 Facilite o trabalho do agente de saúde para fazer borrifação dentro de casa.

4 Use sempre mosquiteiro no quarto e , se possível, utilize telas nas janelas.

5 Ao sentir febre, procure um Posto de saúde perto de você e faça o exame.

6 Nunca interrompa o tratamento contra a malária. Siga até o fim.


Diagnóstico e período de incubação

O período de incubação depende do tipo de malária, mas varia de 7 a 28 dias a partir do momento da picada. Caso a pessoa tenha febre depois de ter visitado áreas de risco, a possibilidade de ter contraído malária deve ser levada em consideração. Para confirmar o diagnóstico, existe um exame de lâmina, também chamado de gota espessa ou esfregaço, que consiste em puncionar a ponta de um dedo para obter uma gota de sangue e analisá-lo.