ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Parque São Pedro recebe mutirão de serviços do Governo Presente, neste sábado (14/05)

13/05/2022 10:13:15

O Governo do Amazonas promove, neste sábado (14/05), o mutirão de serviços do Governo Presente no bairro Parque São Pedro, na zona oeste de Manaus. Criado pelo governador Wilson Lima, o programa visa ampliar o acesso da população aos serviços públicos. Os atendimentos vão ocorrer na Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra, das 8h às 14h.

Esta é a quarta edição do Governo Presente em Manaus. Serão ofertados serviços gratuitos nas áreas de cidadania, crédito e segurança pública. A jornada de atendimentos governamentais ocorre a cada 15 dias em uma região da cidade.

O programa contempla atividades antes realizadas pelos programas Muda Manaus e Amazonas Presente em bairros da capital e no interior, aproximando o Governo do Estado da população. Confira os serviços por área.

Cidadania e Social – Entre as principais ações está a emissão de RGs, Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD), Carteira da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e o Passe Legal. Os serviços são realizados pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

A Secretaria de Assistência Social (Seas), em parceria com a Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), vai atender mulheres empreendedoras que desejam obter financiamento por meio do Crédito Rosa.

O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) vai ofertar serviços gratuitos de massoterapia, tranças e penteados, corte de cabelo, barbearia, esmaltação e designer de sobrancelhas.

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa compõe o evento com o projeto Mania de Ler, grupos de animação com escultura de balões, pintura facial e atração musical.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto vai levar os serviços do Seduc Atende, com atualização de documentação e emissão da 1ª via do Passe Livre Estudantil.

Consumidor – O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem) vai fazer o registro de reclamações e denúncias relacionadas a medidores de energia, postos de combustível, supermercados e hidrômetros, além de apresentar para a população as atividades desenvolvidas pelo Ipem.

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) vai disponibilizar equipes de fiscalização e profissionais para registrar denúncias dos consumidores da zona oeste.

Saúde - A população contará, ainda, com atendimentos em saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), na Estação do Coração para aferição de pressão arterial, glicemia e IMC; orientação nutricional; encaminhamento  para procedimentos ginecológicos e orientações na Estação da Mulher, além de atividades voltadas à saúde mental com disponibilização de psicólogos na Estação Bem Estar. Estará à disposição também o ônibus de testagem rápida - IST/HIV/AIDS e Hepatite B e C. Todas as doses de vacina contra a Covid-19 estarão disponíveis, além dos imunizantes contra Influenza e Sarampo.

Segurança Pública – A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV), vai realizar escuta e acolhimento psicossocial, cadastro para viabilização de internação de dependentes químicos, além de palestras educativas sobre violência, bullying e saúde.

A Ouvidoria Geral da SSP vai realizar uma pesquisa de satisfação, no âmbito da Segurança Pública, com a população presente.

A Polícia Militar vai promover uma exposição dos grupamentos Marte (antibombas), Rocam Motos, Companhia de Operações Especiais (COE), Batalhão de Choque, Canil e Cavalaria.

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) deve realizar atendimentos para serviços de veículos, CNH, bem como atividades lúdicas e ações educativas. Também serão dadas orientações sobre os projetos do Programa Detran Cidadão, como o CNH Social e o Motociclista Legal, entre outros serviços.

O Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), por meio do projeto Chamas de Saúde, vai oferecer atendimentos nas áreas de ortopedia, cardiologia, ginecologia, pediatria, clínica geral, odontologia, farmácia, enfermagem e serviço social.

FOTO: Lucas Silva/Secom