ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Examina+: Governo do Amazonas intensifica realização de ultrassonografias no Hospital Delphina Aziz

15/01/2022 19:27:43

Ação da SES-AM visa reduzir tempo de espera pelo procedimento e ainda garante ao paciente atendimento de todo o pacote de exames num único dia.


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realiza, neste sábado (15/01), intensificação de ultrassonografias no Hospital Delphina Aziz, para garantir a oferta de procedimentos aos usuários da rede estadual de saúde. A ação faz parte do projeto Examina+, do Programa Saúde Amazonas, que tem como objetivo desafogar a demanda reprimida de exames eletivos no estado.

Ao todo, 600 procedimentos de ultrassonografia estão sendo realizados na unidade hospitalar, localizada na zona norte de Manaus, para atender cerca de 200 pacientes que aguardavam na fila do Sistema de Regulação do Estado (Sisreg).

“São pacientes que possuem solicitações de até quatro tipos de exames de ultrassonografia diferentes, sendo que muitas vezes cada exame é marcado para local e data diferentes. Para evitar que, neste momento de aumento da alça epidêmica da Covid-19, o paciente fique se locomovendo para diversos lugares, identificamos esses casos e realizamos o pré-agendamento para este dia de intensificação no Hospital Delphina Aziz”, destacou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

Para que os procedimentos sejam realizados de forma segura, a SES-AM montou uma estratégia para receber os pacientes, com medidas de distanciamento social e fluxo diferenciado.

A secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud, explica que a rede estadual de saúde vem mantendo oferta de atendimentos eletivos para não prejudicar os usuários que aguardam por consultas e exames.

“Nosso trabalho tem sido voltado para a manutenção dos atendimentos eletivos, garantindo segurança na rotina do paciente que procura pelo serviço. É muito importante que os pacientes que aguardam por procedimentos mantenham seus dados atualizados e não deixem de comparecer no dia e horário agendados”, ressaltou a secretária.


Estrutura – O Hospital Delphina Aziz possui um Parque Tecnológico com mais de 1,6 mil equipamentos de Alta, Média e Baixa Complexidade, entre eles aparelhos de tomografia, ressonância magnética, radiologia, ecocardiograma, equipamentos de ultrassonografia, mamografia, que estão entre os exames mais demandados pela população.

Desde outubro de 2021, com o lançamento do projeto Examina+, a unidade passou a ofertar, mensalmente, cerca de  86.471 exames e serviços terapêuticos à população do Amazonas.


FOTOS: Divulgação/SES-AM