ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM e FVS-RCP orientam shoppings de Manaus sobre medidas preventivas à Covid-19 neste fim de semana

08/01/2022 17:34:07

Ação visa assegurar o cumprimento dos protocolos e evitar disseminação da infecção

 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), realiza, neste fim de semana (08 e 09/01), orientação sobre a manutenção das medidas de prevenção à Covid-19 em cinco shopping centers de Manaus. A estratégia busca assegurar o cumprimento dos protocolos sanitários nos serviços e comércios com o objetivo de evitar a disseminação do novo coronavírus.

 

São 30 profissionais de saúde da SES-AM e da FVS-RCP que fazem as orientações sanitárias aos responsáveis pelo Amazonas Shopping, Manauara Shopping, Sumaúma Shopping, Shopping Ponta Negra e Shopping Grande Circular.

 

Para a titular da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o momento é de alerta e união de todos na observância no cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19, principalmente, porque o Amazonas enfrenta período sazonal para a circulação de vírus respiratórios, que vai de novembro a maio e coincide com o período chuvoso.

 

"Estamos no início da fase mais importante de transmissão dos vírus respiratórios, o nosso comportamento individual e coletivo vai definir os próximos dias. Então, mais uma vez, reforçamos a necessidade da adesão à campanha de vacinação”, ressalta Tatyana Amorim, ao acrescentar que as visitas ocorrem em caráter orientativo e de abordagem inicial.

 

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, reforça a importância de a população colaborar para o estado atravessar esse momento sazonal. “Precisamos que a população entenda que o trabalho é em conjunto. Mantenha seu esquema vacinal em dia e não esqueça da máscara de proteção, do álcool gel e evite aglomerações”, enfatiza o médico Anoar Samad.

 

Protocolo - As recomendações incluem o uso obrigatório e constante de máscara de proteção respiratória (por clientes e funcionários), a verificação de como o centro comercial controla o público circulante internamente nas lojas e praças de alimentação, além de como está sendo realizado o bloqueio de mesas nas praças, nos bares e restaurantes, com o objetivo de respeitar o distanciamento entre as pessoas.


Também está sendo orientado quanto à oferta de álcool em gel a 70% nos principais ambientes e lojas, além da exigência dos estabelecimentos sobre a apresentação de cartão de vacina dos clientes, comprovando o esquema vacinal completo contra a Covid-19.

 

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

 

FOTO: Divulgação/FVS-RCP