ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Carreta Vacina Amazonas aplicou mais de 1,2 mil doses no primeiro dia de ação na zona norte de Manaus

06/01/2022 15:02:35

No primeiro dia de ação da Carreta Vacina Amazonas no Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, na zona norte de Manaus, foram aplicadas 1.245 doses de vacina contra a Covid-19. A unidade itinerante de vacinação é uma estratégia do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), de levar a vacina cada vez mais perto da população.

 

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, ressaltou a importância da adesão da população para reduzir o número de casos da doença.

 

“É muito importante que a população se conscientize. Temos uma nova variante, temos um surto de Influenza, e a arma que nós temos é a vacina. Mantenham a sua carteirinha de vacinação da Covid-19 atualizada. Lembre-se que já temos a terceira dose para todos e já temos quarta dose para imunossuprimidos”, reforçou.

 

Equipes da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com o apoio da Prefeitura de Manaus, estão realizando o atendimento da população no CECF Padre Pedro Vignola de segunda a sábado, das 9h às 16h.

 

O motorista de ônibus, Abude de Lima Alves, de 52 anos, aproveitou a oportunidade e foi até a carreta para tomar a dose de reforço. Ele revelou estar mais aliviado após receber a terceira dose do imunizante.

 

“Sou grato por ter me vacinado. Espero que todos venham tomar a terceira dose. A vacina me dá mais segurança já que saio todos os dias para trabalhar. Não devemos esquecer de usar álcool em gel e máscara, mesmo estando vacinado ainda corre o risco de se contaminar”, destacou.

 

A vacinação ficará no CECF Padre Pedro Vignola, no bairro Cidade Nova, até o dia 15 deste mês, podendo ser prorrogado o tempo de permanência. O secretário de Saúde reforçou, ainda, que a carreta irá percorrer outros bairros da capital, sempre visando ampliar a cobertura vacinal da população.

 

“Estamos avaliando quais são os bairros onde temos uma cobertura vacinal menor. A intenção do governador, da Secretaria de Estado da Saúde e da Fundação de Vigilância em Saúde é levar a carreta visitando bairro por bairro da cidade, facilitando a vacinação para as pessoas”, finalizou Anoar Samad.

 

Vacinação – Na carreta está sendo disponibilizada a aplicação das 1ª, 2ª, 3ª doses, além da 4ª dose, disponível para as pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a dose de reforço há, pelo menos, quatro meses.

 

Para a população acima de 60 anos, o intervalo para a terceira dose é de, pelo menos, três meses da aplicação da segunda dose. Pessoas entre 12 e 59 anos a imunização com a dose de reforço exige um intervalo de, pelo menos, quatro meses.

 

Para receber a dose de reforço, é necessário apresentar a carteira de vacinação, documento de identificação original com foto ou certidão de nascimento (para menores de 17 anos) e CPF. Para aplicação da quarta dose, os documentos são carteira de vacinação, documento de identificação com foto, CPF e laudo médico ou outro documento que comprove a condição – original e cópia, que ficará retida para controle.

 

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM