ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Mais de 500 pessoas são vacinadas contra Covid-19 durante “Peixe no Prato”, no Parque São Pedro

22/12/2021 15:52:16

Como estratégia para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 em Manaus, o Governo do Amazonas levou equipes de vacinadores para o Parque São Pedro e para o conjunto Cidadão 10, no Tarumã, zona oeste da capital; que receberam ações do programa Peixe no Prato, nesta quarta-feira (22/12). Ao todo, 549 pessoas foram vacinadas em quatro horas, no Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM) III – Escola Estadual Waldocke Fricke de Lyra; e na Escola Estadual Karla Patrícia Barros de Azevedo.

Para receber o pescado nas duas escolas, a exigência era estar vacinado com ao menos uma dose. As equipes da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) também estavam aplicando a segunda dose e a dose de reforço contra a Covid-19.

“O Governo do Estado, através da Fundação de Vigilância em Saúde, trouxe a ação de vacinação para aproveitar a oportunidade e chegar próximo à população. As pessoas só recebem o peixe se estiverem vacinadas pelo menos com a primeira dose, além de ser uma oportunidade para atualizar o esquema vacinal. A população está recebendo a nossa equipe com muito carinho”, ressaltou Cinthia Alcântara, assessora de Apoio à Gestão da FVS-RCP.

Oportunidade – A estudante Ana Vitória Silva, 18, aproveitou para tomar a segunda dose do imunizante, antes de receber o peixe. “Tem gente que não consegue, não tem tempo ou não tem como ir mais longe para tomar a vacina, então está sendo importante para muita gente, além de mim, essa ação aqui mais perto, para tomar as vacinas atrasadas, para se prevenir também, está ajudando muito”, observou.

Para a dona de casa Esmeralda Lira, 58, a iniciativa de aliar a vacinação à doação de pescado beneficia toda a população. “Tinha gente que não podia ir se vacinar, eu era uma, e agora me vacinei e estou muito feliz. Este peixe veio na hora certa, porque tem muita gente que não tem nada para colocar no prato, na mesa, para comer. É um presente de Natal ótimo”, considerou Esmeralda.

Peixe no Prato – A edição desta quarta-feira (22/12), que distribuiu 20 toneladas de pescado para cerca de 8 mil famílias da zona oeste de Manaus, com a participação do governador Wilson Lima, foi a penúltima do ano. Nesta quinta-feira (23/12), a última edição de 2021 ocorrerá no Viver Melhor em dois pontos: no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Correa Lopes; e CMPM IV – Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira. As equipes da FVS-RCP também estarão nas escolas, para vacinar a população beneficiada pelo Peixe no Prato.

“Esse é um programa inédito do Governo do Amazonas, do governador Wilson Lima que, além de colocar dinheiro na economia, por meio da compra do pescado dos piscicultores e pescadores do Amazonas, garante segurança alimentar e nutricional de milhares de pessoas”, destacou o secretário de Produção Rural, Petrucio Magalhães.

Além do peixe, nestas últimas edições também estão sendo distribuídos abacaxis, adquiridos de agricultores familiares; e caixas de chocolates do Natal Solidário, promovido pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS).

“Desde o primeiro Peixe no Prato, eu e minha comunidade tínhamos uma grande expectativa de o programa vir para o bairro. As famílias aqui são muito vulneráveis, a gente tem dentro do conjunto 1.200 moradias, nada mais esperado do que o Peixe no Prato. Quero agradecer de coração ao governador, em nome da minha comunidade, o peixe veio em boa hora. É um grande presente de Natal, o melhor presente”, celebrou a líder comunitária do Conjunto Cidadão 10, Suzy Santos.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), por meio da coordenação da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), o programa tem o apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) e do FPS.

FOTO: Bruno Zanardo/Secom