ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



FMT-HVD certifica 72 brigadistas e da posse à CIPA

22/12/2021 14:56:09

A Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realizou na manhã desta quarta-feira (22/12), a cerimônia de certificação dos Brigadistas da Fundação e a Posse da nova formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Foram 72 servidores certificados como brigadistas. Os profissionais passaram por curso de formação de aulas práticas e teóricas. Os servidores foram escolhidos estrategicamente, de todos os setores, com o intuito de uma maior cobertura de assistência em caso de sinistros.

Desde pessoas que atuam nos ambulatórios, passando pelas áreas administrativas até os profissionais das áreas hospitalares participaram do treinamento, coordenado pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), responsável por ações de prevenção e promoção da saúde do servidor na FMT-HVD, que é ligada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A Brigada é uma exigência legal, conforme manda a Norma Técnica NBR 14276 de 1999.

Além dos brigadistas, na solenidade também foram apresentados os novos membros da CIPA. A FMT-HVD elegeu quatro membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) – gestão 2021/2022 – da unidade hospitalar, ambulatorial e administrativa. Os outros quatro membros foram indicados pela diretoria.

O pleito seguiu a Norma Regulamentadora (NR) 05, do Ministério do Trabalho, e a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 63/2011, do Ministério da Saúde, que estabelecem que a comissão será formada por 8 servidores estatutários, com exceção de servidores enquadrados no Regime de Direito Administrativo (RDA), terceirizados, inativos, estagiários e prestadores de serviços.

FOTO: Thiago Freire/FMT-HVD