ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM inaugura Centro de Testagem e Aconselhamento na Policlínica João dos Santos Braga

22/12/2021 14:38:39

O novo CTA irá beneficiar a população das zonas norte e leste de Manaus

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) inaugurou, nesta quarta-feira (22/12), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Policlínica João dos Santos Braga, na zona norte de Manaus. O CTA irá ofertar à população a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C, além de orientação acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).


A secretária de Assistência Especializada da Capital, da SES-AM, Carla Lemos, ressaltou a importância desse atendimento para o diagnóstico e tratamento das ISTs. “Antes o serviço era centralizado. Estamos descentralizando e colocando a oferta dos testes nas policlínicas. Além da testagem de sífilis, HIV e das hepatites B e C, no caso do teste positivo para sífilis, vamos possibilitar que o paciente inicie o tratamento com a primeira dose da medicação”, destacou.


Após a inauguração do CTA foi disponibilizado a coleta do teste rápido e o aconselhamento a todos os presentes na solenidade. A ação faz parte do Programa Saúde Amazonas e a policlínica foi uma das escolhidas por ser de fácil acesso aos moradores das zonas norte e leste de Manaus. A programação integra a campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o combate ao HIV/Aids. 


A coordenadora estadual de IST/Aids e Hepatites Virais da SES-AM, Vanessa Homobono, destacou que a prevenção é o melhor caminho. “Os CTAs vão beneficiar a população porque vai expandir a rede de diagnóstico precoce, além da oferta da testagem na atenção básica. Isso é extremamente importante para a população", disse.


O CTA oferece, além da testagem rápida, os serviços de aconselhamento, com psicólogo, assistente social, enfermagem e orientação para o acompanhamento na rede de saúde para os casos positivos de ISTs, com intuito de fortalecer a importância do diagnóstico precoce, acesso e adesão ao tratamento.


“A população a ser beneficiada com o serviço está em torno de 75 mil habitantes, considerando apenas os que residem no bairro Nova Cidade”, destacou a diretora da policlínica, Iariméia Andrade.


A policlínica João dos Santos Braga também recebeu computadores que serão instalados nos consultórios para otimizar e agilizar o atendimento e o serviço ambulatorial. 

FOTOS: Roberto Carlos/Secom