ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Amazonas apresenta aumento de casos de Covid-19 em municípios com baixa adesão a vacinação, aponta Boletim

21/12/2021 17:37:40

O documento com detalhamento está disponível no site da FVS-https://bit.ly/3mpEB4m

Mesmo permanecendo na fase amarela (baixo risco) para transmissão do novo coronavírus (SARS-CoV-2), no Amazonas, a baixa adesão à campanha de vacinação contra a Covid-19, em alguns municípios do interior é um risco para o aumento no número de casos. É o que destaca o boletim da Situação Epidemiológica da Covid-19 no Amazonas, edição número 31 do ano 2, divulgado nesta terça-feira (21/12) e disponível em: https://bit.ly/3mpEB4m

Nesta edição, o boletim ressalta que, nos últimos 14 dias, houve aumento na média diária de casos da infecção no Amazonas, aumentando de 34 para 35 casos por dia em Manaus e de 87 para 125 diários no interior do Estado.

 A capital do Amazonas é responsável por 53% dos casos registrados em todo o Estado em 2021. Alguns municípios do interior apresentaram aumento no número de casos, destacando-se Jutaí (2.244 casos), Autazes (440) e Manicoré (433). Estas cidades apresentam uma baixa adesão à vacinação contra a Covid-19, principalmente, nas comunidades rurais.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, salienta a importância da vacina no enfrentamento da pandemia “Atualmente, a imunização é a ferramenta mais eficiente no controle dos casos graves no Estado, a recusa ao imunizante é uma preocupação, pois permite a circulação do vírus entre os suscetíveis”, alerta a diretora da FVS-RCP.

De acordo com o diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, chama atenção para medidas de proteção individual e coletiva, tendo em vista a sazonalidade dos vírus respiratórios neste período de intensas chuvas na região. “Neste momento, além do novo coronavírus, estão circulando vírus que podem levar a complicações clínicas e internações hospitalares. Por isso, é tão importante que cada um faça a sua parte no combate da pandemia”, reforçou

Prevenção – As medidas preventivas contra a Covid-19 continuam sendo as recomendações da FVS-RCP para enfrentar a pandemia: adesão à campanha nacional de vacinação contra a infecção, uso de máscara de proteção respiratória, higienização das mãos (com água e sabão e/ou álcool a 70%), distanciamento social e evitar aglomerações de pessoas.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

 

FOTO: Divulgação/SECOM

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP): Maíra Pessoa Fragoso (3182-8523 e 98403-8627).