ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Governo do Amazonas envia equipe técnica para investigar casos de Covid-19 em Santo Antônio do Matupi

20/12/2021 15:19:35

Técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) seguem, nesta segunda-feira (20/12), para a comunidade de Santo Antônio do Matupi, localizada na zona rural de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus). Os técnicos vão apoiar in loco os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Manicoré.

A ação faz parte de investigação epidemiológica em virtude do aumento de casos da Covid-19 na comunidade, decorrente de busca ativa e monitoramento de contatos de casos positivos da doença.

Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o Estado segue apoiando as ações de enfrentamento à Covid-19 no interior.  “A equipe permanece em Santo Antônio do Matupi até sexta-feira (24/12), com enfoque em testagem de casos suspeitos de Covid-19 e a intensificação de vacinação contra a Covid-19”, disse.

Variantes - A FVS-RCP reforça que o sequenciamento genômico é realizado nas amostras positivas, por exame de RT-PCR detectáveis para o vírus Sars-CoV-2, de forma rotineira desde abril de 2020, portanto, as amostras de todas as cidades seguem o mesmo fluxo para investigação de novas variantes.

Até o momento, o Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia), onde são submetidas as amostras positivas para sequenciamento genético, que identifica as linhagens do vírus, não confirmou nenhum caso de Covid-19 pela nova variante ômicrom.  

Prevenção contra a Covid-19 - O uso da máscara de proteção facial, manter a distância entre as pessoas, lavagens das mãos com água e sabão ou a utilização de álcool em gel e a adesão à imunização realizada na Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, são as recomendações consideradas fundamentais no controle da circulação do vírus SARS-CoV-2, que continua presente no Estado.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTO: Divulgação/FVS-RCP