Monitoramento: FVS-RCP avalia as ações de Vigilância em Saúde no Amazonas

16/12/2021 17:04:40

Evento seguiu até esta quinta-feira (16/12)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realizou, até esta quinta-feira (16/12), evento virtual para avaliar  os indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS), estratégia para aperfeiçoamento da qualidade das ações de Vigilância em Saúde.

A videoconferência contou com a participação de coordenadores e equipes de Vigilância em Saúde, da Atenção Primária em Saúde e de Planejamento de municípios das regiões do Alto Solimões, Juruá, Triângulo, Rio Negro e Solimões, Manaus e Entorno, do Purus, Médio Amazonas, Madeira e Baixo Amazonas.

O diretor técnico da FVS-RCP, Daniel Barros, destaca que o monitoramento é importante para o fortalecimento da Vigilância em Saúde no âmbito municipal. “No Amazonas, 90% dos municípios alcançaram 70% das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde em 2020. A avaliação é essencial para identificar as fragilidades e orientar a tomada de decisão dos gestores municipais", destaca Daniel.

De acordo com a assessora da Auditoria e Controle da FVS-RCP, Edylene Pereira, o encontro virtual com os representantes municipais inclui a apresentação dos resultados obtidos em 2020 que são submetidos à avaliação pelo MS. “Dentre as ações programadas está o painel de monitoramento disponível para todos os municípios", acrescenta.

Ainda segundo Edylene, também está programada a elaboração de plano de ação pelos municípios, visando o cumprimento das metas de cada indicador.

Avaliação – A Avaliação dos Indicadores do Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) ocorre, anualmente, e refere-se ao ano anterior.

Entre os temas abordados no evento está a apresentação do panorama da situação de saúde no Amazonas, incluindo as responsabilidades e diretrizes para a execução e financiamento das ações de vigilância; e a avaliação do desempenho dos indicadores do PQA-VS e do desempenho financeiro do programa nos municípios.

PQA-VS – O Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQA-VS) foi criado em 2013 e compõe um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS). As iniciativas são voltadas para melhoria das condições de saúde da população e qualidade de vida dos brasileiros.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no Estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTOS: Girlene Medeiros/ FVS-RCP