ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM realiza workshop de fortalecimento das equipes de atenção básica em Humaitá

16/12/2021 16:12:15

Próximas capacitações ocorrerão nos municípios de Iranduba e Novo Airão

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta quinta (16/12) e sexta-feira (17/12), o Workshop de Fortalecimento das Equipes da Saúde da Família no município de Humaitá (distante 590 quilômetros da capital). A capacitação visa aprimorar a gestão e os técnicos municipais sobre os sistemas de informações em saúde e fortalecer a atenção básica, como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção Básica e Ações Estratégicas (Dabe) da SES-AM, Viviana Almeida, a ação, realizada em parceria com a prefeitura de Humaitá, engloba todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e os servidores envolvidos no atendimento dos usuários. 

“É uma ação de capacitação sobre o processo de trabalho na atenção básica e sobre o Previne Brasil, que é um novo modelo de financiamento de serviços da Atenção Primária. Estamos capacitando os profissionais, fazendo visitas em todas as UBSs do município, treinando do recepcionista às equipes multidisciplinares, como os médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, diretores de unidade, todos numa megacapacitação”, explicou. 

Pandemia – Durante a ação, as equipes da SES-AM e da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) estão trabalhando os fluxos de notificação, de rastreio e monitoramento de contatos de casos de Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), além da testagem e da intensificação das ações de vacinação no município.

A chefe do Dabe ressaltou a importância do treinamento das equipes de atenção básica para o fortalecimento das ações de vigilância no interior. 

“Quem executa as ações da vigilância no interior é a atenção básica. Estamos fazendo esse fortalecimento na base, visitando todos os municípios com as equipes da FVS, para realizar essa ação de forma mais objetiva, pontual e direcionada para quem executa a vigilância lá na ponta”, reforçou. 

O workshop está programado para acontecer em todos os municípios do interior do Amazonas. Santa Isabel do Rio Negro (a 630 quilômetros de Manaus) foi o primeiro município a receber a capacitação, seguido por Humaitá. 

Os próximos treinamentos ocorrerão nos municípios de Iranduba (a 27 quilômetros da capital), nos dias 27 e 28 de dezembro; e Novo Airão (distante 115 quilômetros de Manaus), nos dias 29 e 30 de dezembro. Em 2022, serão contemplados os municípios da região do Alto Solimões e da calha do rio Juruá.


FOTOS: Divulgação/SES-AM

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): comunicacao@saude.am.gov.br, Geizyara Brandão (98237-0415) e Larissa Cavalcante (99352-5656).