ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Profissionais da SES-AM encerram treinamento para atuar em novos Centros de Testagem e Aconselhamento

16/12/2021 12:01:32

Capacitação consiste em serviços de testagem rápida e orientação acerca das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) encerrou, na quarta-feira (15/12), o treinamento de profissionais que atuarão nas instalações dos novos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). As aulas teóricas e práticas vão possibilitar a ampliação da oferta de testagem para prevenção e controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na rede estadual de saúde.

 

Participaram enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e assistentes sociais das Policlínicas João dos Santos Braga, José Lins e Codajás, que receberão os CTAs, oferecendo os serviços de testagem rápida para sífilis, hepatite B e C, HIV, consulta com enfermeiro e aconselhamento.

 

A coordenadora estadual de IST/Aids da SES-AM, Vanessa Homobono, destaca a importância do treinamento para facilitar a testagem para o diagnóstico precoce das ISTs.

 

“Precisamos ter e criar estratégias para que a população seja acolhida nas unidades para realizar esse teste, e de porta aberta, ou seja, não precisa de agendamento, o usuário do SUS poderá chegar lá na Policlínica, dizer que quer fazer um teste e será encaminhado para a sala”, explicou a coordenadora.

 

Cenário – O Amazonas registrou, no ano de 2021, 1.066 casos de HIV e 562 novos casos de aids, de acordo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

 

A entrega dos CTAs faz parte do Programa Saúde Amazonas, com a previsão de inauguração das instalações até o final de dezembro, oferecendo testagem e aconselhamento para os pacientes que os procurarem nas três unidades.

 

Atendimento - Os Centros de Testagem e Aconselhamento oferecem atendimentos de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com demanda livre, na Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, 341, Centro; na Policlínica Antônio Aleixo, na rua Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo; no Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na avenida Brasil, Compensa II; e no Caimi André Araújo, na avenida Camapuã, Cidade Nova.

 

Os testes estão disponíveis na rede pública de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e interior. Para realizá-los não é necessário agendamento, e o resultado sai na hora.

 

Além disso, o CTA oferece serviços de aconselhamento, com psicólogo, assistente social, enfermagem e orientação para o acompanhamento na rede de saúde para os casos positivos.

 

FOTOS: Divulgação/SES-AM