ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM realiza Fórum Estadual Perinatal para aprimoramento da atenção maternoinfantil

14/12/2021 15:09:24

O evento é voltado a profissionais de todos os municípios do Estado  

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) realizou, nesta terça-feira (14/12), a abertura do Fórum Estadual Perinatal, para aprimoramento da atenção maternoinfantil, sensibilizando profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) para adoção de estratégias no parto e nascimento. O evento, que ocorre ao longo do dia, no Teatro da Unidade 6 do Centro Universitário do Norte – Uninorte, conta com a participação de profissionais da linha de cuidado maternoinfantil de todo o estado. 

De acordo com a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde, da SES-AM, Nayara Maksoud, o Fórum Perinatal é uma das ações do Programa Saúde Amazonas. Durante todo o ano várias estratégias vêm sendo discutidas e executadas para o aperfeiçoamento da rede maternoinfantil.

“Nós estamos em mais um momento, chamado Fórum Perinatal, em um encontro entre municípios e Estado do Amazonas. Estão presentes as coordenações de Saúde da Mulher, da Criança, coordenação da Rede Cegonha, junto com a universidade, em um único ambiente, para trabalhar temas relevantes que envolvem o enfrentamento da mortalidade maternoinfantil”, disse.

O objetivo do fórum é programar ações que qualifiquem o planejamento reprodutivo e atenção ao pré-natal; implementar um novo modelo de atenção ao parto e ao nascimento com base em evidências científicas e nos princípios da humanização; implementar uma agenda de saúde da criança promovendo o crescimento e desenvolvimento saudáveis; articular redes de atenção de forma a garantir o acesso, vinculação, acolhimento e melhoria da resolutividade e, consequentemente, reduzir a mortalidade materna, neonatal e infantil.

A secretária executiva de Assistência da Capital, da SES-AM, Adriana Elias, também participou da abertura do fórum, destacando a importância de discutir e refletir toda a rede de atenção maternoinfantil de forma unificada da atenção primária ao parto. 

“Toda essa linha de cuidado por onde a mulher passa e, posteriormente, a criança também, precisa ter uma qualificação e uma articulação para que se comunique essa rede. Se o resultado que queremos é qualificar essa assistência, a gente precisa ter esse diálogo permanente sistematizado do processo de trabalho intersetorial de toda rede de saúde”, ressaltou a secretária.

Na solenidade de abertura do evento ainda participaram a coordenadora da Rede Cegonha no município de Manaus, Lúcia Marques de Freitas, representando a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus), a diretora da escola de saúde do Centro Universitário do Norte, Hellen Priscila, representando a reitoria. 

Programação – Durante o fórum serão realizadas Mesas Redondas sobre boas práticas na atenção ao parto e nascimento e o combate à violência obstétrica; palestras sobre incentivo ao parto normal; sobre o parto cesariano; regulação maternoinfantil; métodos contraceptivos no planejamento sexual e reprodutivo; logística na distribuição de métodos contraceptivos; e apresentação e debates de ações pactuadas.

FOTOS: Geraldo Farias/SES-AM