ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Dezembro Vermelho: testagem itinerante é realizada no município de Iranduba

14/12/2021 15:07:50

Moradores do distrito de Cacau Pirêra foram atendidos com testes de HIV, sífilis e hepatites B e C 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, nesta terça-feira (14/12), a ação itinerante de testagem rápida de HIV, sífilis e hepatites B e C no distrito de Cacau Pirêra, no município de Iranduba (a 27 quilômetros da capital). A programação faz parte da campanha Dezembro Vermelho, mês de conscientização sobre o combate ao HIV/Aids. 

“Além da questão da educação da população, nós também vimos a necessidade de realizar as testagens, tanto na rua com o ônibus itinerante, como também de inaugurar outras unidades, ampliando os serviços de testagens”, destacou Vanessa Homobono, coordenadora estadual de IST/Aids. 

A ação aconteceu na frente da Unidade Básica de Saúde Vitória Paz, localizada na rua do Comércio, bairro Cacau Pirêra. Para o atendimento, a SES-AM adaptou um ônibus para funcionar como um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) móvel. Mais de 150 testes rápidos e cerca de 10 profissionais da SES-AM e da Semsa Iranduba estiveram envolvidos na atividade.  

Para o coordenador de Atenção Primária de Iranduba, Tokihiro Tomoda, ações como estas são muito bem recebidas pela população. “A população aqui do do distrito do Cacau Pirêra, possui uma ótima adesão nas nossas ações e por ser uma comunidade pouco assistida, resolvemos fazer essa ação em alusão ao Dezembro Vermelho de combate ao HIV/Aids em parceria com a Secretaria de Saúde que cedeu o ônibus para que fizéssemos essa ação hoje”, afirmou. 

O município de Iranduba possui testagem rápida ISTs/AIDS nas Unidades Básicas de Saúde, dentro dos programas de saúde preconizados pela Atenção Primária, o serviço foi descentralizado para atender a necessidade da população.

Programação – Na quarta-feira (15/12), a ação itinerante será realizada no estacionamento do Shopping Phelippe Daou, zona leste de Manaus. 

Além das ações itinerantes, a programação do Dezembro Vermelho terá a distribuição de mais de 400 mil preservativos masculinos e femininos, a oferta de 165 mil testes rápidos e a inauguração de três novos CTAs, localizados na Policlínica Codajás, Policlínica João dos Santos Braga e Policlínica José Lins. 

FOTOS: Bruno Zanardo/Secom