ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Vigiagua: FVS-RCP realiza implantação do programa em Manaquiri e Careiro da Várzea

14/12/2021 15:05:58

Iniciativa visa fortalecer a vigilância da qualidade da água

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, entre os dias 13 e 17 de dezembro, uma capacitação para implantar o Programa Vigiagua nos municípios de Careiro da Várzea e Manaquiri (respectivamente, a 25 e 60 quilômetros de Manaus).

O treinamento, que é coordenado pela Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB/FVS-RCP), ocorre para que os técnicos estejam aptos para realizar a vigilância de qualidade da água nos municípios de maneira rotineira.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a intenção é continuar ampliando o programa no Estado. “É importante reforçar as ações de vigilância para garantir um melhor monitoramento da qualidade da água, reforçando as ações de prevenção de doenças e promoção da saúde”, destaca Tatyana.

A gerente do GRNB/FVS-RCP e coordenadora Estadual do Vigiagua, Geani Souza, explica que a intenção é preparar os profissionais para que estejam aptos a realizar coletas e análises de amostra da qualidade da água para consumo humano. “A finalidade é verificar se a água que está sendo distribuída para a população é de qualidade, que atenda aos padrões da legislação vigente”, esclarece Geani.

Para o químico industrial e representante de Manaquiri, Beto Ramos, o Programa Vigiagua irá promover mais qualidade de vida para a população de seu município. “O curso está sendo ótimo, eu estou conseguindo ver a importância dele e de registrar tudo no sistema de abastecimento de água do Estado”, afirma Beto.

Vigiagua – O Programa Vigiagua é uma iniciativa do Ministério da Saúde, no Amazonas, é coordenado pela FVS-RCP e já está presente em 39 municípios do Estado. A FVS-RCP realiza o treinamento de qualidade da água, que é executado pelas secretarias municipais de saúde.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A vigilância inclui a coordenação do Programa Vigiagua que, no Amazonas, é coordenado pela Gerência de Riscos Não Biológicos (GRNB) do Departamento de Vigilância Ambiental (DVA) da FVS-RCP.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTO: Kássio Moraes/FVS-RCP