Carreta Vacina Amazonas alcança 3,7 mil doses aplicadas em cinco dias

13/12/2021 12:19:21

Unidade móvel oferta a vacina contra Covid-19 mais próximo da população

O secretário de Saúde do Amazonas (SES-AM), Anoar Samad, realizou, nesta segunda-feira (13/12), um balanço dos primeiros cinco dias da Carreta Vacina Amazonas, estacionada na Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia), no Centro de Manaus. A unidade móvel alcançou a marca de 3,7 mil doses aplicadas da vacina contra a Covid-19, no período de 8 a 12 de dezembro.

A carreta é a nova estratégia do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus para oportunizar a vacina mais próximo da população para aumentar a cobertura vacinal de 1ª, 2ª doses e da dose de reforço (3ª dose). Depois desta data, a Carreta Vacina Amazonas irá para os bairros que tenham o maior número de pessoas que ainda não iniciaram ou completaram o esquema vacinal contra a Covid-19.

O secretário Anoar Samad convocou a população para comparecer ao posto de vacinação mais próximo.

“Nós estamos oportunizando a vacina mais perto da população. Nessa época de Natal as pessoas vão muito aos shoppings e ao Centro. Você que está aqui no Centro, que não tomou sua segunda dose, e a sua dose de reforço, aproveite que a carreta está aqui. Estamos com pontos de vacinação em todos os grandes shoppings, e os postos da prefeitura também estão abertos”, disse.

A Carreta Vacina Amazonas ficará instalada na Praça Heliodoro Balbi até o dia 23 deste mês, funcionando das 9h às 16h.

O vendedor Daniel Santos, de 43 anos, também reforçou o convite para a população aproveitar a oportunidade de se vacinar, os trabalhadores do Centro e todos que estão realizando suas compras de fim de ano.

“Oportunidade única de se vacinar, a gente tem uma carreta aqui no centro, a carreta da vacinação, todos estão convidados a comparecer aqui e se vacinar, o pessoal que trabalha no Centro da cidade, os lojistas, vai ter festa de final de ano, vai ter festa de natal. Não deixem de se vacinar”, comentou o lojista, que tomou a sua terceira dose.

Estratégia – A Carreta Vacina Amazonas é uma das iniciativas da Megavacinação lançada em todo o estado, que tem como objetivo elevar em mais de 20% a cobertura vacinal, principalmente em municípios onde essa cobertura é baixa. Esta ação é coordenada pela SES-AM e pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com apoio do Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), em parceria com os municípios, responsáveis por elaborar estratégias para levar a vacina cada vez mais perto da população.

No interior, ações de busca ativa já iniciaram, com as equipes de saúde fazendo a vacinação de porta em porta ou com a instalação de postos em locais de grande circulação nos municípios. Um dos grandes desafios é vacinar a população nas zonas rurais.

De acordo com dados da SES-AM, 64% dos municípios do Amazonas possuem população rural maior do que a urbana, sendo necessário priorizar ações para alcançar estas pessoas. O apoio da SES-AM reforça ainda o trabalho das equipes de vacinadores e de registradores.

FOTOS: Rodrigo Santos/SES-AM