ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Paciente reabilitado pelo RespirAR participa pela primeira vez de corrida de rua no Amazonas

10/12/2021 10:05:12

Após três meses de tratamento no projeto RespirAR, Luiz Gonzaga, de 60 anos, recebeu alta. Reabilitado, o aposentado passou a ter maior qualidade de vida, e inclusive participou pela primeira vez de uma corrida de rua, a Corrida dos Imunizados, na quarta-feira (08/12). Isso foi possível após Luiz ser acompanhado pelo projeto do Governo do Amazonas, coordenado pela Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) e Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Luiz Gonzaga recebeu alta do tratamento há menos de um mês, na unidade do RespirAR, no Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci), no bairro Aparecida, zona sul de Manaus. O aposentado chegou com dificuldades para andar e respirar, com 22 quilos a menos, após ser acometido pela Covid-19 e perder a esposa para a doença.

“O projeto RespirAR me levantou quando tinha perdido a vontade de viver, aqui fui acolhido e cuidado por ótimos profissionais. Há 43 anos que eu não sabia o que era fazer exercício físico, meu primeiro exercício foi no projeto RespirAR para me tratar das sequelas da Covid-19”, destacou.

O Ceci Aparecida, onde Luiz foi reabilitado, é uma das dez unidades de atendimento do RespirAR, já tendo recebido 133 pessoas que tiveram sequelas da Covid-19. Atualmente, o espaço cuida da reabilitação de 41 pacientes com serviços gratuitos de sessões de fisioterapia pulmonar e atividades físicas. Gonzaga faz parte da primeira turma que recebeu alta no Centro, ao lado de Ruth Rocha, Marlúcia Albuquerque e Erivelton de Oliveira.

Durante a Corrida dos Imunizados, Luiz concluiu a prova de 5km em 39 minutos, um momento de superação. “Agradeço de coração a Deus, aos profissionais que me atenderam e ao governador Wilson Lima, pois através do RespirAR pessoas como eu foram resgatadas para uma nova vida. Hoje estou aqui, na minha primeira corrida de rua, mostrando que eu venci a Covid”, relatou.

O diretor-presidente da Faar, Jorge Oliveira, ressalta que é gratificante acompanhar a evolução de cada paciente, mesmo após alta do tratamento. “Graças ao apoio que o governador Wilson Lima dá ao projeto, podemos testemunhar histórias de superação como a do seu Luiz. Essa é a prova de que o RespirAR muda a vida de muitos amazonenses”, comemorou.

Corrida dos Imunizados – A competição que aconteceu na Arena da Amazônia, na quarta-feira, contou com apoio da base informativa do RespirAR. Profissionais de fisioterapia, educação física e técnicos de enfermagem orientaram os corredores sobre a importância de completarem o ciclo vacinal, além de oferecerem serviço de liberação miofascial e alongamento aos corredores.

FOTO: Divulgação/Faar