ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



FVS-RCP realiza ações de Vigilância em Saúde durante a Expoagro 2021

09/12/2021 17:28:19

Instituição vacina e orienta o público durante os quatro dias de evento

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participa da 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), iniciada nesta quinta-feira (09/12), realizando vacinação contra a Covid-19; testando os participantes para a presença do novo coronavírus e realizando ações de educação em saúde. O evento segue até domingo (12/12), no Kartódromo da Vila Olímpica, zona centro-oeste de Manaus.

Na programação, a FVS-RCP aproveita para fortalecer o enfrentamento da Covid-19 no Estado, com um posto de vacinação disponível para o público, bem como o controle do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. E utiliza de meios para conscientizar a população sobre a importância de evitar o surgimento de criadouros, especialmente durante a época de sazonalidade, do inverno amazônico.

Este ano, a Expoagro tem o objetivo de movimentar o setor primário e beneficiar agricultores e produtores rurais, que foram impactados financeiramente pela pandemia da Covid-19.  

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, explica que é uma grande oportunidade para incentivar a população a se prevenir contra a Covid-19 e outras doenças. “Nossa equipe estará a postos para vacinar, testar e conscientizar o público sobre prevenção de doenças nestes quatro dias de Expoagro”, destaca Tatyana.

Segundo a gerente do Núcleo de Educação em Saúde (NES/FVS-RCP), Amanda Andion, a FVS-RCP também reforçará conteúdos educativos durante o evento. “Teremos materiais educativos do programa de controle de dengue e malária, com exposição do ciclo do mosquito, além de medidas de prevenção à Covid-19”, salienta Amanda.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTOS: Jaqueline Macedo/FVS-RCP | Eduardo Prado/FVS-RCP | Arthur Castro/Secom