ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Policlínica Codajás comemora Dia do Fonoaudiólogo com a marca de 14 mil atendimentos em 2021

09/12/2021 16:11:43

Palestras e homenagens estiveram na programação alusiva ao dia do profissional, celebrado nesta quinta-feira (09/12)

Em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo e os 40 anos da regulamentação da profissão no país, a Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (09/12), palestras e homenagens aos 13 fonoaudiólogos da unidade e profissionais convidados, quantitativo limitado devido às recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19.

A Policlínica alcançou este ano, de janeiro a novembro, a marca de 14 mil atendimentos em fonoaudiologia, sendo oito mil pediátricos e seis mil adultos. “Este quantitativo de atendimentos mostra que estamos no caminho certo, com um SUS humanizado e com servidoras qualificadas e comprometidas com a saúde de todos. Nossos parabéns a cada profissional pelo dia. Só temos a comemorar”, afirmou o diretor da unidade, Ráiner Figueiredo.

A fonoaudióloga da policlínica, Fabiane Marinho, que atua há 13 anos na unidade, destacou que a atuação do profissional vem se tornando destaque na saúde pública do estado. “Diariamente os desafios nos fazem crescer mais e, com isso, buscamos nos capacitar o dobro. Temos um papel de fundamental importância na sociedade. Até a classe médica já vê nossa categoria de forma complementar. Eles já sentem a necessidade do nosso serviço. Todo mundo só tem a ganhar”, disse.

Durante o evento, as participantes assistiram às palestras “Desbravando o Serviço Público em Duas Esferas” ministrada pela fonoaudióloga Cláudia de Lucca; “A Atuação da Fonoaudiologia na Neonato” com Georgete Miglio; “Atuação da Fonoaudiologia na Pandemia” por Danielly Abreu; “Intervenção Fonoaudiológica Precoce e seus impactos para o atendimento do SUS” pela fonoaudióloga Joyce Leão; e “A pluralidade da atuação fonoaudiologia no serviço público”, por Karla Crispin.

Ao final do evento, as profissionais foram homenageadas com a apresentação musical da fonoaudióloga Júlia Carvalho, além do sorteio de brindes.

Sobre a consulta – A Policlínica Codajás atende pacientes que precisam de atendimento em fonoaudiologia, de segunda a sexta, das 7h às 17h. 

O serviço especializado pode ser solicitado pelo clínico geral de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), onde é inserido via regulação, para marcação de consultas e acompanhamento médico. A unidade de saúde está localizada na Av. Codajás, n.º26, na Cachoeirinha, zona sul da capital.


FOTOS: Islânia Lima/Policlínica Codajás