SES-AM encerra Semana Nacional de Humanização com ações de saúde e programação cultural

27/11/2021 15:34:27

A Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM) realizou, neste sábado (27/11), o encerramento da Semana Nacional de Humanização com atividades de promoção à saúde e bem estar e programação cultural no Parque Municipal do Mindu, na zona centro-sul de Manaus.

A programação contou com a ‘Mostra Interativa do SUS que dá certo’, com a exposição de experiências exitosas realizadas nas unidades de saúde do estado e na sede da SES; caminhada; realização de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), como reiki e auriculoterapia; yoga; dança circular; massagens relaxantes; além de feira de artesanato e atividade musical com voz e violão.

De acordo com a gerente de humanização da SES-AM, Ana Karla Pimenta, o evento teve como objetivo gerar visibilidade à Política Nacional de Humanização do SUS (PNH) e contou com a participação de trabalhadores do SUS, da Gerência de Humanização da secretaria e integrantes dos Núcleos de Educação Permanente e Humanização (NEPSHUs).

''O SUS é o sistema público de saúde que atende a todos e a qualquer hora, independente de raça,  cor ou  qualquer denominação religiosa. É um sistema universal e temos que valorizar. A gente trouxe para esse espaço público essa reflexão e conexão com as pessoas'', afirmou.

A pedagoga Andressa Queiroz, de 25 anos, participou pela primeira vez do evento e compartilhou seu desejo por mais iniciativas como essa. “Consegui participar e aprovei. Soube por uma amiga minha que ia ter o evento e achei bastante legal e criativo”, disse.

A Semana Nacional de Humanização iniciou no dia 22/11 em alusão ao Dia Nacional da Humanização, celebrado no dia 29 de novembro. De  1º a 3 de dezembro haverá programação interna para os servidores da sede da SES-AM.

FOTO: Becky Brenlla/SES-AM