SES-AM encerra curso ‘Cuidador Informal de Idosos’ com formação de 43 alunos

26/11/2021 17:50:57

A qualificação gratuita contou com a participação exclusiva de familiares dos idosos cadastrados no Caimi André Araújo

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, encerrou, nesta sexta-feira (26/11), o curso ‘Cuidador informal de Idosos’. A qualificação dos 43 familiares de pacientes da unidade de saúde foi realizada em parceria com  o Distrito de Saúde Norte da Prefeitura Municipal de Manaus (Disa – N/PMM).

A qualificação é direcionada para os cuidados que familiares devem ter com idosos que apresentam doenças crônico-degenerativas e dependem de acompanhante para executar as atividades diárias.

“Temos muitos pacientes da melhor idade cadastrados em nosso sistema e precisamos dar continuidade no acolhimento fora daqui, principalmente, seguimento no tratamento em domicilio”, afirmou a diretora do Caimi André Araújo, Roberta Nascimento.

A autônoma Aline dos Santos, que tem a mãe de 70 anos, ressalta o diferencial desta qualificação.

“Cuidei da minha avó e meu pai em sua velhice e ficaram muito doentes. Como não tinha conhecimento técnico para dar melhor assistência, resolvi me candidatar para ajudar a minha mãe. Fazer o que não fiz pelos meus outros familiares por falta de conhecimento”, declarou.

A secretária executiva adjunta de assistência especializada da capital da SES-AM, Márcia Murad, esteve presente no encerramento do evento.

FOTO: Pricila de Assis/SES-AM