FCecon faz alerta para cuidado com a saúde no Dia Nacional de Luta contra o Câncer

26/11/2021 12:41:44

Alimentação saudável, exercícios físicos e a realização de exames de rotina são hábitos que ajudam a evitar o desenvolvimento do câncer ou a diagnosticá-lo no início. Essas foram as orientações que a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) forneceu à população, na manhã desta sexta-feira (26/11), no Centro de Manaus, durante ação de conscientização pelo Dia Nacional de Luta contra o Câncer, celebrado no dia 27 de novembro.

A atividade foi uma parceira da FCecon, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com as ONGs Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM) e Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc), e com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa Manaus), e ocorreu nas proximidades do Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

Trabalhadores e população que estavam na região receberam informações importantes que ajudam a combater o câncer, por meio da abordagem de servidores e voluntários, com a entrega de panfletos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), ligado ao Ministério da Saúde, o Amazonas deve registrar, em 2021, 5.410 novos casos da doença. Câncer de colo uterino, próstata e mama são os mais incidentes nos amazonenses.

Hábitos saudáveis – O câncer ocorre quando há o crescimento desordenado de células. Há fatores de risco como alcoolismo, uso de tabaco e obesidade, que aumentam as chances de se desenvolver a doença.

“Por isso, quando o cidadão tem um estilo de vida saudável, ele reduz essas chances. Coma alimentos saudáveis, evite os enlatados e embutidos, comidas gordurosas e com fuligem de carvão. Tenha uma vida saudável, cuide da sua saúde”, explica a enfermeira oncologista Marília Muniz, coordenadora estadual da Atenção Oncológica e chefe do Departamento de Prevenção e Controle de Câncer (DPCC) da FCecon.

Exames – Fazer exames regularmente, como o preventivo para mulheres, ajuda a evitar o câncer, ou a diagnosticá-lo precocemente, como ocorre com a mamografia, para o câncer de mama, e o toque retal e a dosagem sanguínea do Antígeno Prostático Específico (PSA), para os homens, em relação ao câncer de próstata.

A orientação para toda a população é que procure, anualmente, atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de suas casas, onde homens e mulheres são examinados e encaminhados para a realização de exames de rotina, conforme indicação de faixa etária ou estado de saúde. Não é necessário aguardar ter algum problema de saúde para receber atendimento. O ideal é que a população realize os exames de rotina sem nenhum sintoma.

FOTO: Laís Pompeu/FCecon.