Novembro Azul: SES-AM intensifica atendimentos de prevenção à saúde do homem em Tefé

25/11/2021 13:23:12

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, desde quarta-feira (24/11), intensificação de atendimentos de prevenção à saúde do homem no município de Tefé (a 523 quilômetros de Manaus). A ação integra a campanha Novembro Azul, promovida em parceria com a prefeitura de Tefé, que ocorre na Policlínica Santa Teresa, localizada na rua Floriano Peixoto, bairro Centro, até esta quinta-feira (25/11).

Serão contemplados mais de 100 homens, com idade entre 50 e 70 anos, triados pela Secretaria Municipal de Saúde de Tefé, que aguardam pela realização do teste rápido de Antígeno Prostático Específico (PSA) e pelo exame de toque retal. A SES-AM levou insumos necessários para realização dos exames e equipe de profissionais de saúde para ação do programa Saúde Amazonas.

“No município de Tefé estão sendo realizados, nos dias 24 e 25 de novembro, mais de 100 atendimentos. Os homens que foram identificados como suspeitos de câncer de próstata realizarão biópsia e, se necessário, vamos fazer toda a linha de cuidado, inclusive atendimento cirúrgico”, explicou Nayara Maksoud, secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM.

Nos dois dias, antes da realização do PSA e do toque retal, os pacientes participam de outras ações voltadas à saúde do homem, como avaliação nutricional, atendimentos em psicologia e fisioterapia, testagem sorológica, vacinação com a primeira e segunda doses da vacina contra covid-19 e dose de reforço, além de palestras educativas.

“É importante dizer que, junto à saúde do homem, o Estado também incentiva que nas ações estejam presentes detecção de comorbidades, promoção da saúde e a vacina contra covid-19, para que nenhuma oportunidade seja perdida”, ressaltou a secretária.

Assistência integral – Os pacientes que tiverem o diagnóstico sugestivo para câncer de próstata terão o agendamento da biópsia, inserido no Sistema de Regulação (Sisreg), para realização do procedimento no Hospital Delphina Aziz, sendo garantido o atendimento, do diagnóstico ao tratamento do câncer de próstata, em toda a sua linha de cuidado.

Outras ações – No interior do estado, a SES-AM realizou 251 atendimentos com exames de toque retal e PSA em Parintins (a 369 quilômetros da capital), no dia 20 de novembro. A Carreta do Homem retorna no sábado (27/11) e irá contemplar mais 100 homens com os exames de rastreio para detecção do câncer de próstata.

FOTO: Divulgação