ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



SES-AM oferece curso para cuidados com prematuros na Maternidade Ana Braga

24/11/2021 18:19:59



A capacitação tem o objetivo de aperfeiçoar os profissionais de saúde quanto ao atendimento individualizado do recém-nascido dentro da maternidade


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio da maternidade Ana Braga, iniciou, nesta quarta-feira (24/11), o curso de ‘Sensibilização do Método Canguru’. A capacitação segue até  sexta-feira (26/11) para equipe multiprofissional da unidade e maternidades de Manaus. 


O curso faz parte da programação da campanha da prematuridade 2021 “Separação Zero”, oferecendo aos profissionais novos métodos de assistência e qualidade nas maternidades.


Segundo a coordenadora do método canguru no Amazonas, Jerlyane Fernandes, os profissionais especialistas na área da neonatologia, pediátrica e obstétrica precisam estar sempre atentos às atualizações desse cuidado. “Estamos nesse curso alinhando os serviços para oferecer com assistência de qualidade. Além de fazer com que esses profissionais reconheçam a importância de manter, sempre que possível, os pais e bebês juntos”, disse.


Para a pediatra da Maternidade Balbina Mestrinho, Natali Salim, os multiprofissionais podem trocar experiência e adquirir novos olhares para aperfeiçoar o dia a dia no trabalho. “Todos os envolvidos na assistência do prematuro só ganham com os ensinamentos, para assim aplicar em sua Unidade de Terapia Intensiva (UTI), melhorando assim as boas práticas no atendimento tanto da mãe como do recém-nascido”, afirmou.


A enfermeira intensivista da Maternidade Moura Tapajós, Itaciara Andrade, ressalta que o ‘Método Mãe-canguru’, estratégia apoiada pelo Ministério da Saúde (MS) e desenvolvido em todo país, ajuda a salvar as vidas dos bebês prematuros e no desenvolvimento. “Já é comprovado cientificamente que essa humanização pode reduzir diversos riscos para a saúde do bebê”, finaliza.