SES-AM realiza Semana Nacional de Humanização nas unidades de saúde

22/11/2021 18:05:06

Programação inclui reflexão sobre a Política Nacional de Humanização e valorização do SUS

A Secretaria de Saúde do Estado (SES-AM) iniciou, nesta segunda-feira (22/11), a Semana Nacional de Humanização nas unidades de saúde da capital em alusão ao Dia Nacional da Humanização, celebrado no dia 29 de novembro. A programação, realizada pela Gerência de Humanização da SES-AM em parceria com o Coletivo Ampliado de Humanização do Amazonas e os Núcleos de Educação Permanente e Humanização (NEPSHUs), segue até o dia 30/11.

De acordo com a gerente de humanização da SES-AM, Ana Karla Pimenta, a Política Nacional de Humanização (PNH) tem a proposta de efetivar os princípios e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). A gerente destacou que a programação iniciou com a discussão da PNH e a apresentação de boas práticas de humanização.

“Vamos fazer uma mostra itinerante para valorizar o trabalho dos profissionais que estão na assistência. Também refletir sobre o que é humanização, questionar sobre que tipo de cuidado e gestão do SUS estamos fazendo. Humanização leva a um processo de questionamentos e a oferta de serviços de saúde com qualidade e inclusão, onde usuário e sua rede familiar sintam-se incluídos no processo”, afirmou.

A abertura da semana ocorreu, nesta segunda-feira (22/11), no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto com um abraço simbólico em frente à unidade, seguido por homenagens aos profissionais que se destacam pelo atendimento humanizado.

A gerente de humanização da SES-AM ressaltou o empenho dos profissionais de saúde do hospital. “A gente precisa mudar práticas e comportamentos sempre se questionando na vida pessoal,  profissional e como cidadão, se temos feito o nosso melhor para o outro”, disse.

Programação - Durante a Semana Nacional de Humanização serão realizadas atividades em outras unidades de saúde e na sede da SES-AM, como a apresentação de vídeos sobre humanização e ações que promovam a reflexão e mudanças de práticas nos processos de trabalho.

A programação do HPS 28 de Agosto segue até quinta-feira (25/11) com musicoterapia, palestras, treinamentos e exposição dos trabalhos desenvolvidos na unidade. Até sexta-feira (26/11), haverá uma mostra interativa sobre o SUS com exposição de banners de experiências no HPSs 28 de Agosto, João Lúcio e Platão Araújo.

Na quarta-feira (24/11), será inaugurado novo Núcleo de Atenção Humanizada ao Trabalhador na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), além de serviços de massagens, entrega de brindes e quiz sobre humanização.

O encerramento da semana será realizado no Parque Municipal do Mindu, no sábado (27/11), com apresentação cultural, mostra do SUS, zumba, feira de artesanatos e as Prática Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). Nos dias 29 e 30/11, os servidores da sede da SES-AM serão agraciados com massagens relaxantes e no dia 30/11 haverá encontro dos NEPSHUs, na secretaria.

FOTOS: Divulgação/SES-AM