ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



‘Mega Vacinação’ na Arena da Amazônia vai até às 16h, com foco na aplicação de segunda dose e dose de reforço

20/11/2021 14:18:28

Mobilização conta com 30 postos para atendimento de pedestres e drive-thru 


Com o objetivo de ampliar a vacinação contra a Covid-19, principalmente em quem ainda não tomou a segunda dose e a dose de reforço, o Ministério da Saúde (MS) escolheu Manaus e outras cinco capitais brasileiras para a realização da “Mega Vacinação”. A campanha iniciou às 8h e vai até às 16h na Arena da Amazônia, com 30 postos de atendimento, sendo 20 na modalidade drive-thru e 10 para atendimento de pedestres. 

Em todo o Amazonas, 516.207 mil pessoas estão aptas a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 e não buscaram postos de vacinação para a aplicação dos imunizantes, conforme levantamento da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participou da abertura oficial da "Mega Vacinação" via internet, em transmissão ao vivo para todo o Brasil por meio das redes sociais do MS. 

"Eu recebi uma missão do presidente Jair Bolsonaro: pôr fim ao caráter pandêmico da Covid-19. E nós só faremos isso se trabalharmos juntos por um Brasil unido e uma pátria vacinada", disse Queiroga. 

"Manaus foi muito afetada na primeira e na segunda onda da Covid-19, e nós temos uma atenção especial à região norte como um todo. É um grande desafio, uma região de dimensões continentais, às vezes o acesso não é fácil e é necessário o empenho de todos", acrescentou o ministro, que recebeu a dose de reforço durante a transmissão. 

Vacinação - A dose de reforço (terceira dose) está sendo disponibilizada para pessoas a partir de 18 anos, que tenham tomado a segunda dose ou dose única da vacina há, pelo menos, cinco meses; além dos imunossuprimidos que completaram o esquema vacinal há 28 dias. 

O engenheiro Márcio Oliveira, que tomou as duas primeiras doses do imunizante CoronaVac em abril e maio, aproveitou para receber a terceira dose durante a ação. 

"É um reforço que dá uma segurança maior para a eficácia da vacina. Com o retorno gradual das atividades no trabalho e nas áreas públicas, a gente tem que ficar mais tranquilos. E também respeita as pessoas que estão ao nosso redor", afirmou. 

Os que podem receber a segunda dose são aqueles que atingiram ou ultrapassaram os intervalos entre doses recomendados atualmente: 21 dias para a Pfizer, 28 dias para a CoronaVac e 56 dias para a AstraZeneca. 

Aldilene da Silva, autônoma, não perdeu a oportunidade de tomar a segunda dose na "Mega Vacinação". 

"Acho muito bom. No começo eu estava com medo, mas depois criei coragem e resolvi tomar. Tem que tomar a vacina, porque é muito bom", considerou. 

A mobilização também é oportunidade para aqueles que ainda não tomaram a primeira dose. Podem se vacinar pessoas que têm 12 anos ou mais, que ainda não iniciaram o esquema vacinal. 

Acesso – O acesso de veículos ao podium da Arena é pelas ruas Loris Cordovil e Jornalista Flaviano Limongi. A entrada de pedestres é pelo portão que fica na rua entre a Arena da Amazônia e o Centro de Convenções Vasco Vasques. 

Postos – O posto do Sambódromo teve seu atendimento transferido para a Arena e não está funcionando neste sábado. Os demais postos montados pela Semsa Manaus e pela SES-AM continuam vacinando em shoppings, nas unidades de saúde e nos pontos estratégicos da capital.  

Mobilização – O evento conta com o suporte da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa Manaus). Cerca de 300 profissionais da saúde estarão atuando no posto de vacinação, com 30 equipes, formadas por vacinadores, triadores e digitadores, preparadas para receber a população. 

"Nós convocamos a população para que procure essas unidades para tomar a segunda dose e completar o esquema vacinal, e tomar a dose de reforço, que é a terceira dose. Não queremos que o vírus venha novamente nos assolar, como está acontecendo agora na Europa, sabemos que as pessoas que estão adoecendo são pessoas que não se imunizaram", observou a secretária executiva de assistência da Capital da SES-AM, Mônica Melo. 

Das 516.207 pessoas que já podem receber a segunda dose no Amazonas, 203.515 receberam imunizante da Astrazeneca/Fiocruz; 202.565 pessoas receberam Pfizer/Comirnaty; e 110.127 pessoas tomaram Sinovac/Butantan Coronavac. 

Os municípios do Amazonas que mais apresentam pessoas aptas a tomar a segunda dose e que não foram buscar a aplicação da vacina são Manaus, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru e Tabatinga. 

"Esquema vacinal incompleto não quer dizer que você está protegido. O futuro da pandemia está nas mãos de vocês que não se vacinaram ou que estão com o esquema incompleto, porque podem surgir novas variantes. Então a gente precisa que todos estejam imunizados", enfatizou a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim. 

A secretária municipal de Saúde de Manaus, Shádia Fraxe, destacou que a mobilização é fundamental para alcançar as pessoas que já podem tomar a segunda e terceira doses. 

"A gente tem 370 mil pessoas que ainda não procuraram a sua segunda dose. Nós temos hoje, aptas a tomar a dose de reforço, 207 mil pessoas. Então é importante que haja esse tipo de evento, para que a gente chame a atenção da população. Só assim a gente vai sair dessa pandemia", ressaltou a secretária. 

A “Mega Vacinação” contra a Covid-19 está sendo realizada em Manaus e em mais cinco capitais – Brasília, Curitiba, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Essa é mais uma ação para incentivar o avanço da cobertura vacinal em todo o país. A iniciativa se soma aos esforços do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus, por meio da campanha Vacina Amazonas, que vem adotando estratégias para que a população busque sua imunização. 


FOTOS: Bruno Zanardo / Secom