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HPSC Zona Oeste apresenta avanços da implantação da Metodologia Lean

17/11/2021 17:41:13

O Hospital e Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste (HPSC Zona Oeste) realizou, nesta terça-feira (16/11), reunião de apresentação e nivelamento das ações do projeto Lean na Urgência e Emergência Pediátrica, que está em fase de implantação na unidade localizada no bairro Compensa. No evento, foram apresentados avanços que já demonstram melhorias nos processos de trabalho e que refletem positivamente na qualidade do atendimento ofertado pelo hospital.

Além da apresentação das etapas e das ferramentas já implantadas, a reunião serviu para nivelar as ações com a nova diretora da unidade, a farmacêutica bioquímica, Aída Cristina Tapajós. Em 2020, quando estava à frente do HPS Platão Araújo, Aída conduziu com êxito a implantação do Lean, tornando a unidade uma das referências entre os hospitais brasileiros que implantaram a metodologia. 

Como nova diretora do HPSC Zona Oeste, Aída assume também a mentoria do Lean, que até então estava sob a responsabilidade da diretora do Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, Julia Marques.

Pioneiro - O HPSC Zona Oeste é o primeiro pronto-socorro infantil em que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) aplica  as ferramentas do Lean nas Emergências voltadas para a redução do tempo de permanência do paciente e da taxa de ocupação. A ferramenta também é uma das estratégias da SES-AM para evitar aumento da taxa de ocupação, durante o período sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grava (Srag), entre novembro e junho, quando a demanda de pacientes com infecções respiratórias aumenta nos hospitais pediátricos.

Entre as ferramentas implantadas que vêm otimizando o atendimento na unidade está o Huddle, com rodadas de reuniões diárias nas quais os setores identificam os problemas e gargalos que estão dificultando o atendimento na busca de solução rápida. Já a ferramenta VSM propõe reduzir, ao máximo, o tempo em que cada paciente passa em cada fase do atendimento. 

Entre os resultados apontados está o maior envolvimento das equipes nas tarefas, o que tem refletido na organização dos processos de trabalho e dos fluxos de atendimento. Situações que antes demandavam mais tempo para serem resolvidas ganharam mais agilidade.

“Nosso objetivo é minimizar o tempo do paciente na unidade e garantir a qualidade do atendimento. Nesses dois meses de implantação, o Lean já fez a diferença. Quem entra na nossa unidade consegue identificar esses resultados”, assegurou a psicóloga Suzane Anselmo, que fez a apresentação do projeto, junto com outros profissionais do HPSC. 

“O trabalho que está sendo feito pelos profissionais do HPSC Zona Oeste é de excelência. Estou muito satisfeita com o que vi aqui, principalmente com a integração que o Lean proporciona entre os profissionais,  entre os setores e vamos agregar com outras experiências bem sucedidas aplicadas enquanto estivemos à frente do Platão Araújo”, disse Aída Tapajós.

Neste início de implantação, o Lean está trabalhando com as metodologias  5S, Kanban, Huddle, Hound e VSM, mas outras experiências bem sucedidas nos prontos-socorros adultos devem ser adicionadas. 

O Projeto Lean nas Emergências foi implantado em 2020 pelo Governo do Amazonas nos Hospitais Prontos-Socorros (HPS) 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, através da parceria com o Ministério da Saúde, sob a tutoria do Hospital Sírio Libanês. Agora, o Estado está aproveitando a experiência exitosa nos três prontos-socorros adultos para que matriciem e o reproduzam em outras unidades da rede estadual de saúde, tendo como prioridade unidades pediátricas.

FOTO: Divulgação/ HPSCZO