Vigilância Epidemiológica Hospitalar é tema de oficina da FVS-RCP

10/11/2021 19:12:25

A capacitação é voltada para capital e nove municípios das regionais

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, entre os dias 8 e 12 de novembro, uma oficina de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O objetivo é capacitar profissionais dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Estado, que fazem parte da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar do Amazonas (Renaveh). As aulas estão sendo realizadas na sede da Universidade Paulista (UNIP).

A iniciativa é organizada pela FVS-RCP, em parceria com a Renaveh. Além da capital, os municípios que participam do treinamento são Manacapuru, Eirunepé, Lábrea, Humaitá, Parintins, Coari, Tabatinga, Tefé e Itacoatiara. No total, são 40 participantes na oficina.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância de fortalecer a vigilância epidemiológica hospitalar no Amazonas. “O curso foi preparado com intuito de capacitar os profissionais da vigilância epidemiológica hospitalar, fortalecendo o núcleo estadual”, reforça Tatyana.

Segundo a coordenadora estadual dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da FVS-RCP, Andréia Santos, a realização da oficina é um marco para o âmbito da vigilância epidemiológica hospitalar. “A gente está em um processo de educação permanente, que iniciou em julho de 2021, com encontros mensais”, esclarece Andréia.

Para o enfermeiro da Maternidade Dona Nariza Daou e o participante da oficina, Rodrigo Pedroza, os assuntos debatidos na oficina são ainda mais relevantes em tempos de pandemia da Covid-19.

“O nosso núcleo ficou em evidência recentemente e isso justifica a qualidade do nosso trabalho. Esse treinamento serve para aprimorar os nossos conhecimentos e essas medidas serão adotadas para a melhoria da qualidade da saúde da população”, afirmou Rodrigo.

O enfermeiro e representante de Tabatinga, Abraão Pantoja, diz que é fundamental a padronização idealizada pelo Renaveh. “A vigilância vai trabalhar no sul, no oeste e leste do Amazonas, de forma padronizada. As palestras estão me trazendo novas informações, novos olhares e percepções a partir da reflexão sobre esse assunto”, diz Abraão.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Contato telefônico da FVS-RCP (92) 2129-2500 e 2129-2502.

FOTOS: Kássio Moraes/FVS-RCP