ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Policlínica Codajás encerra campanha do "Outubro Rosa" com ações extras de saúde para mulheres

27/10/2021 16:14:48

A unidade realizou cerca de 300 atendimentos nos dias 22 e 27 de outubro

A Policlínica Codajás, unidade de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), encerrou, nesta quarta-feira (27/10), as ações em alusão à campanha Outubro Rosa, mês de prevenção e combate ao câncer de mama e ao câncer de colo de útero, com cerca de 300 atendimentos extras.  

Os serviços foram ofertados no dia 22 de outubro e hoje, atendendo pacientes com exames de transvaginal, colposcopia, consultas, biópsia e ultrassonografia. As pacientes também tiveram à disposição testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite, coleta de preventivos, auriculoterapia, acupuntura, limpeza de rosto, maquiagem, orientações sobre o autoexame de mama, entre outras.

A secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da Capital da SES-AM, Márcia Murad, que esteve presente no evento acompanhando os atendimentos, enfatizou o sucesso da campanha nas unidades de saúde ao longo do mês. 

"É uma finalização de forma positiva e hoje, aqui na policlínica Codajás, fechamos com chave de ouro, porque nós ofertamos no decorrer do mês cerca de 6.500 procedimentos em toda rede, entre consultas ginecológicas, colposcopia, preventivos, ultrassonografia da mama, mamografia, entre outras atividades, para estimular não só a parte do autocuidado, mas da valorização e autoestima da mulher", enfatizou. 

De acordo com a secretária, a meta foi alcançada com as agendas das unidades, contando com a parceria dos servidores das policlínicas, diretores, gerentes, empenhados em contribuir com o mês de produção.

Para o diretor geral da Policlínica Codajás, fisioterapeuta Ráiner Figueiredo, os serviços oferecidos pela unidade no setor de ginecologia contribuíram para o aumento das estatísticas e valorização da mulher. "Os atendimentos às mulheres já acontecem em nossa unidade de forma intensa. E ter a parceria dos servidores no aumento de quantitativo nos proporciona imenso sentimento de gratidão. Isso mostra que seguimos nossa meta de SUS humanizado", declarou.

A coordenadora do setor de ginecologia, Dra. Dária Neves, explica que a importância do Outubro Rosa é para causar impacto à população de mulheres. "Todas as mulheres precisam ter a preocupação de realizar seus exames periódicos anuais. Existe a forma de conscientização que as mulheres possam ir ao médico ou um simples autoexame em casa, encontrando alguma alteração em sua mama vá ao médico, para essa investigação", disse.

A ginecologista ressalta, ainda, que o cuidado com exames ginecológicos também deve ser observado pelas mulheres, bem como também para a população LGBTQIA+. 

  

FOTO: Islânia Lima/Policlínica Codajás