Palestra sobre importância do autoexame das mamas encerra programação do Outubro Rosa na FVS-RCP

27/10/2021 14:46:58

Campanha ocorreu ao longo do mês de outubro

As atividades do “Outubro Rosa – Para além da campanha” se encerraram nesta quarta-feira (27/10), no auditório da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), com palestra sobre a importância do autoexame para prevenção do câncer de mama. A apresentação foi feita para funcionárias da instituição pela Gerência de Enfermagem do Instituto da Mulher Dona Lindu.

A campanha foi realizada ao longo das quatro semanas do mês de outubro, com ações pensadas para debater e conscientizar sobre a prevenção contra o câncer de mama e de colo de útero por meio da prática dos exames de detecção dessas doenças.

De acordo com a enfermeira Vera Queiroz, responsável pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (GDANTs) da FVS-RCP, o encerramento foi proveitoso e cumpriu o papel de fechar a série de atividades da campanha.

“Tivemos momentos muito bons ao longo dessas quatro semanas na FVS-RCP. Não poderia faltar a abordagem sobre a importância do autoexame das mamas, reforçando essa técnica que é tão necessária para prevenção ao câncer”, disse Vera.

A palestrante, a gerente de Enfermagem do Instituto da Mulher Dona Lindu, Gracimar Fecury, parabenizou a FVS-RCP pela iniciativa, que buscou sensibilizar funcionárias sobre a realização do autoexame das mamas.

“As mulheres devem se olhar, se cuidar, fazer mamografias para as maiores de 40 anos e ultrassom de mama. Se há algo que lhe incomoda, tem que procurar atendimento médico e fazer exame, porque a prevenção é o melhor caminho”, destacou a enfermeira.

A agente de endemias Jaqueline Macedo também aprovou a palestra e elogiou a abordagem da facilitadora. “Um assunto tão importante como esse tem que ser sempre abordado, e a palestrante é muito dinâmica, o que traz ainda mais motivação e interesse pelo tema”, afirmou.

Preventivo – Também como parte da programação do encerramento do Outubro Rosa, nesta quarta-feira (27/10), a coleta de exames preventivos e consultas médicas para funcionárias da FVS-RCP. A ação contou com o apoio da equipe da Policlínica Gilberto Mestrinho pela Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa/Manaus).

Outubro Rosa – Durante as quatro semanas do mês de outubro, sempre às quartas-feiras, a FVS-RCP realizou o “Outubro Rosa – Para além da campanha”, com palestras sobre prevenção ao câncer de mama e de útero; relato de superação ao câncer de mama; o impacto do câncer de mama e de colo de útero na sexualidade da paciente; e a detecção precoce por meio do autoexame das mamas.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças não transmissíveis, realizado pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da FVS-RCP (GDANTs). A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTOS: Girlene Medeiros/FVS-RCP