ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Na FCecon, nova digitalizadora proporciona melhor qualidade em exames de imagem

25/10/2021 15:07:20

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), conta com um novo equipamento que permite maior agilidade e resolução nos exames de imagens realizados em pacientes em tratamento de câncer. A nova digitalizadora da instituição foi instalada e colocada em funcionamento na sexta-feira (22/10).

 

A nova CR/DX, como é chamada tecnicamente a digitalizadora de imagens, foi disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) e é uma das melhorias que o Parque de Imagens da FCecon está oferecendo aos pacientes.

 

“Este novo aparelho vem trazer maior qualidade às imagens captadas no nosso Parque de Imagens, auxiliando no trabalho dos técnicos e médicos radiologistas. Também teremos, nas próximas semanas, um raio-X digital, algo totalmente inédito na Fundação Cecon. Estamos modernizando o setor para fornecer, cada vez mais, exames de imagem de qualidade que são importantes durante o tratamento oncológico”, disse o mastologista Gerson Mourão, diretor-presidente da FCecon.

 

Qualidade – A nova CR/DX é utilizada para digitalizar as imagens de raio-X e mamografia. O novo equipamento proporciona exames com melhor qualidade.

 

“O novo equipamento traz inúmeros benefícios, principalmente no tempo de aquisição e emissão de imagens. O aparelho permite trabalhar as imagens, melhorando ainda mais e otimizando o trabalho dos médicos radiologistas na emissão de laudo”, afirma a enfermeira Janaína Dias, gerente do Parque de Imagens da FCecon.

 

O novo sistema proporciona ainda filtros, que podem ser usados para tratar as imagens, melhorando a qualidade do exame.

 

Otimização do tempo – Houve redução no tempo em que o paciente precisa aguardar dentro da sala de exames, reduzindo a exposição à radiação. Os técnicos de radiologia estão, ainda, levando menor tempo para trabalhar as imagens.

 

“Com o novo sistema, tivemos uma melhoria de tempo e de aquisição de imagem. Quando a paciente chegava, tínhamos apenas uma placa de cassete e o CR antigo era um pouco demorado para a aquisição de cada imagem. Após o recebimento do novo CR, temos quatro placas e a agilidade de fazer todas as sequências do exame de uma vez só, além de trabalhar as imagens de uma vez e liberar a paciente mais rapidamente”, explica Mariana Diniz, técnica em radiologia da FCecon.

 

Melhorias – Além da nova digitalizadora, a FCecon está trabalhando para fornecer outras melhorias no Parque de Imagens, como um raio-X digital, que proporciona exames de raio-X com maior qualidade em relação ao aparelho analógico.

 

Foi trocado, no mês de setembro deste ano, o antigo piso da sala de ressonância magnética para um piso vinílico, mantendo o campo eletromagnético em perfeito estado, garantindo maior segurança durante o atendimento, além do aspecto estético para os pacientes ao realizarem o exame.

 

A Fundação também está finalizando os trâmites necessários para que uma nova empresa médica seja contratada e forneça laudos de exames de imagem, reduzindo o tempo de espera para ter acesso ao laudo.

 

FOTO: Laís Pompeu/FCecon