ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



HPS 28 de Agosto apresenta experiência de sucesso do projeto Lean nas Emergências do Hospital Sírio Libanês

22/10/2021 20:29:30

No 4º Workshop do projeto, diretora do HPS apresentou os números da implantação do projeto durante o período crítico da pandemia


A experiência de sucesso do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto foi compartilhada no 4º Workshop do Lean nas Emergências do Hospital Sírio Libanês. O projeto Lean nas Emergências – processo de redução da superlotação nas urgências e emergências hospitalares – foi implementado no ano passado pelo Governo do Amazonas, em parceria com o hospital paulista e o Ministério da Saúde, e, entre outros resultados, pôs fim às macas em corredores da unidade de saúde, além de agilizar o atendimento na urgência e emergência. Além do 28 de Agosto, o projeto também foi realizado nos HPSs João Lúcio e Platão Araújo. 


A secretária executiva de Assistência da Capital da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Mônica Melo, ressaltou, durante a videoconferência nesta sexta-feira (22/10), a importância do reconhecimento do HPS 28 de Agosto para a saúde amazonense. Dentre as unidades de retaguarda, o hospital teve o maior número de leitos recebendo pacientes com Covid-19.


"O projeto Lean nas Emergências foi importante dentro da unidade para dar segurança nos processos de trabalho, eliminando diversas formas de desperdício, organizando os fluxos e tornando-os mais rápidos e enxutos. Esse reconhecimento ratifica a importância do projeto e a importância do protagonismo da unidade em assumir o compromisso de oferecer, qualificar e de garantir o atendimento adequado e em tempo oportuno para os usuários que ali chegam”, enfatizou a secretária.


Na apresentação virtual, a diretora do HPS 28 de Agosto, Júlia Marques, mostrou os números da implantação do projeto durante o período crítico da pandemia. Um dos destaques é o tempo de atendimento do paciente sem internação, que antes esperava 402 minutos (cerca de 6 horas 7 minutos) para ser atendido, e com a implantação do sistema Lean esse tempo baixou para 91 minutos (cerca de 1 hora e 31 minutos), além do tempo médio de permanência no hospital, que antes era de 10 dias e após o projeto passou a ser de 3 dias. 


A diretora destacou ainda como as ferramentas de gestão do Lean nas Emergências integraram e motivaram os funcionários do hospital em suas rotinas. “O projeto representou um resgate motivacional nos profissionais do hospital, despertando o empenho e a motivação do trabalho em equipe. Os funcionários estiveram amplamente inseridos nos processos de mudança de rotinas e processos de atendimento, o que contribuiu dessa forma para a integração da equipe e a valorização dos funcionários”, afirmou. 


“Conseguimos passar pela segunda onda da pandemia com mais confiança e segurança porque já estávamos firmes no desempenho dos processos do Lean aplicados na unidade. O retorno não foi apenas para a equipe, mas consequentemente para o paciente que acessa o 28 de agosto”, completou a diretora do hospital.


Lean nas Emergências – É um projeto do Ministério da Saúde, implementado pelo Hospital Sírio Libanês, para reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos. O projeto faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).


FOTOS: Sephora Melo/HPS 28 de Agosto