Outubro Rosa: Dia D na Policlínica Gilberto Mestrinho intensifica oferta de serviços à Saúde da Mulher

21/10/2021 15:04:21

A Policlínica Governador Gilberto Mestrinho, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (21/10), a intensificação de atendimentos à Saúde da Mulher, ofertando exames e consultas em ginecologia e testagem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A programação é alusiva à campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama.

A programação do Dia D incluiu consultas e exames ginecológicos, como a coleta da citologia do colo uterino (preventivo) e a colposcopia para mulheres que apresentaram alteração no preventivo, teste rápido para detecção das hepatites B e C, HIV e sífilis, orientação para o autoexame das mamas, além de atividades de educação em saúde.

Após a avaliação médica, as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS) receberam o encaminhamento para marcação, no Sistema de Regulação (Sisreg), de exames laboratoriais, ultrassonografia de mamas, mamografia e ultrassonografia transvaginal. As ações somam-se aos atendimentos de rotina realizados na policlínica, localizada no Centro, zona centro-sul de Manaus.

Aos 71 anos, Suely Nascimento de Menezes foi uma das mulheres atendidas no consultório de ginecologia e aprovou a iniciativa. “Achei nota mil. O atendimento foi ótimo. Eu nunca tinha vindo e essa foi a primeira vez. A mulher tem que se cuidar, fazer os exames e participar dessas ações”, disse a aposentada.

A barista Amanda Rocha, de 32  anos, elogiou o atendimento na unidade de saúde e reforçou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. “Elas foram super atenciosas. Achei bem rápido. Eu sempre venho fazer exames porque três mulheres na minha família já morreram por conta de câncer, na verdade, falta de cuidado. É mais por precaução mesmo. O Outubro Rosa é muito importante, apesar de sempre aparecer na mídia, muita gente não se preocupa”, afirmou.

Prevenção - A ginecologista e obstetra, Heliamara Teles ressaltou que a ampliação dos atendimentos tem a finalidade de alcançar mais mulheres no rastreio do câncer de mama e de outras neoplasias como o câncer de colo de útero, de maior incidência na região norte.

“A gente está realizando as consultas de ginecologia obstetrícia. As pacientes estão sendo triadas. Estão sendo feitas coletas de preventivo para rastreio do câncer de colo, exame das mamas para rastreio do câncer de mama e o exame completo clínico do abdômen no sentido também fazer o rastreio e identificar se a paciente tem algum risco para os demais cânceres”, explicou a médica da policlínica, acrescentando que o serviço de ginecologia da unidade é referência no atendimento de pacientes da capital e de municípios do interior do estado.

Outras unidades - Além da Policlínica Gilberto Mestrinho, a programação do Outubro Rosa terá continuidade em outras policlínicas do Estado. As Policlínicas Antônio Aleixo e Codajás realizarão o Dia D de Intensificação da campanha nos dias 25 e 27/10, respectivamente. O acesso aos serviços ofertados nas policlínicas é por encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou da própria unidade onde acontecem os atendimentos.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM