ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Pacientes da FCecon realizam caminhada em alusão ao Outubro Rosa

15/10/2021 09:25:40

O principal objetivo da caminhada foi conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde

Pacientes em tratamento e servidoras da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizaram, na tarde desta quinta-feira (14/10), uma caminhada nos arredores da instituição, em alusão ao Movimento Mundial Outubro Rosa, mês de conscientização ao câncer de mama.

As pacientes fazem parte da terapia de grupo de Fisioterapia da Fundação, serviço oferecido para dinamizar o tratamento e potencializar resultados terapêuticos. A terapia é voltada a pacientes que necessitam de reabilitação motora, que estão na fase de fortalecimento muscular, com previsão de alta, e não apresentam limitações funcionais. 

Conscientização – O principal objetivo da caminhada foi conscientizar a população sobre a importância do cuidado com a saúde. “Nesta quinta, as pacientes realizaram um percurso cardiorrespiratório orientado pela equipe de Fisioterapia da FCecon. Também pudemos conscientizar a população sobre a prevenção e os cuidados com o câncer de mama”, destaca a fisioterapeuta da FCecon, Alessandra Alves. 

O grupo percorreu o entorno da FCecon, saindo às 16h do Ambulatório. Com balões e camisas cor de rosa, pacientes e servidoras alertaram as mulheres sobre o cuidado com o câncer de mama, com entrega de folders. 

A paciente Eliana Batalha, 51, faz tratamento de câncer de mama, desde 2019, na FCecon. Ela já passou por cirurgia, quimioterapia e fisioterapia na unidade de saúde. 

Eliana alerta todas as mulheres a se cuidarem e fazerem seus exames de rotina, como a mamografia, indicada a partir dos 40 anos de idade. “Vamos fazer o exame, porque é muito benéfico para todas nós. Eu, desde o dia que apareci com essa enfermidade, orientei toda a minha família, irmãs, vizinhas, todo mundo que eu conheço e a maioria já fez o exame”, disse. 

Fisioterapia – A paciente Maria Raimunda dos Santos, 54, participa da terapia de grupo de fisioterapia da FCecon. Depois da cirurgia, radioterapia e liberada da Oncologia Clínica, ela conta os benefícios das atividades e exercícios fisioterápicos. 

“Depois da radioterapia, a gente fica com um pouco de repuxamento (nos braços) e a fisioterapia ajuda muito nesse tratamento para conseguirmos fazer os movimentos, a trabalhar nosso braço. Esse trabalho que é feito na fisioterapia em grupo ajuda muito, tanto fisicamente, como também na cabeça. Aqui a gente se reúne, conversa, troca ideias e isso é muito importante”, contou. 

Benefícios – A terapia de grupo ocorre para que as pacientes possam se conhecer, restabelecer funcionalidade e, principalmente, estimular a prática e a continuidade da atividade física após a alta do serviço, afirma a gerente do serviço de Fisioterapia da FCecon, fisioterapeuta Patrícia Chagas. 

“Esse momento tem como objetivo fortalecer a interação com o autocuidado, reforçando a necessidade e a importância da fisioterapia na recuperação dessas pacientes, que estão em tratamento oncológico”, diz Chagas.

Outubro Rosa – O Movimento Mundial Outubro Rosa é realizado, no Brasil, pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) há 13 anos. No Amazonas, ocorre há 12 anos, sendo coordenado regionalmente pela Rede Feminina de Combate ao Câncer no Amazonas (RFCC-AM) e pelo Centro de Integração Amigas da Mama (Ciam). O Governo do Amazonas, através da FCecon, coordena as ações nos municípios do interior, por meio da Coordenação Estadual da Atenção Oncológica.

A campanha tem, ainda, a participação da Sociedade Brasileira de Mastologia Seccional Amazonas (SBM-AM) e o apoio da Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc).

Em 2021, o tema é “Quanto antes melhor! Três perguntas que salvam!”, fazendo às mulheres e aos homens que convivem com elas as perguntas: “Você já fez sua mamografia este ano?; “Você tem controlado seu peso?”; e “Você tem feito atividade física regularmente?”.


FOTOS: Laís Pompeu/FCecon