ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Outubro Rosa: Ação do governo realiza 1.247 atendimentos em saúde

07/10/2021 16:07:59

Iniciativa, realizada no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, teve parceria de secretarias e órgãos do governo estadual

 

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), ofertou diversos atendimentos durante evento alusivo à campanha Outubro Rosa, realizado nos dias 5 e 6 de outubro, no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, zona oeste de Manaus.

 

Os dois dias contaram com consultas ginecológicas, exames de ultrassonografia de mama, coleta para exame preventivo, nutrição, além do teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e para detecção da Covid-19. A vacinação contra o HPV destinada aos adolescentes, também foi ofertada nos dois dias, bem como a vacinação contra meningite e HIN1.

 

A secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da Capital da SES-AM, Márcia Murad, destaca o número de atendimentos e procedimentos ofertados à população nos dois dias de ação; e para o foco da campanha, que é a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e, também, do câncer de colo de útero.

 

“Todas as ações de saúde realizadas no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou somaram 1.247 atendimentos/procedimentos executados. Foram realizadas consultas em ginecologia, coleta de papanicolau, testagem. aconselhamento para ISTs e, principalmente, abordagem quanto ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Essas atividades são mais uma oportunidade para abordarmos as mulheres quanto à rotina de saúde necessária à manutenção da qualidade de vida”, ressaltou a secretária.

 

Cidadania - A iniciativa ocorreu em parceria com outras secretarias e órgãos do Governo do Estado, e teve a participação das secretarias de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Assistência Social (Seas) e de Cultura e Economia Criativa, além do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).

 

A ação incluiu atendimento do programa de Crédito Solidário do FPS em parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam). O programa teve como aprovação 192 pequenos empreendedores, com o valor disponibilizado em R$ 400 mil.

 

E atendimentos de emissão de RG, palestra da Rede Mulher, emissão de carteirinha da Pessoa com Deficiência (passe-livre), atendimento psicossocial. Além de serviços de autoestima, como design de sobrancelhas, corte de cabelo e esmaltação de unhas. A ação inclui ainda uma feira de artesanatos e atividades como aulas de ritmos e funcional do projeto RespirAR.

 

FOTOS: Breno Brandão/FPS e Tácio Melo/Secom