ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Com os novos projetos, Delphina Aziz terá 100% de sua estrutura disponível para uso pela primeira vez

05/10/2021 17:25:59

Com o lançamento dos programas Examina+ e Consulta+, no último dia 27, e do Opera+, nesta terça-feira (05/10), o Governo do Amazonas utilizará, pela primeira vez na história, 100% da estrutura do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz. A unidade, que durante a pandemia serviu como hospital de referência para o tratamento da Covid-19, terá todos os seis andares, a partir deste mês, preparados para a realização de atendimentos ambulatoriais, exames laboratoriais e de imagem, e realização de cirurgias eletivas.

Durante a cerimônia de lançamento do Opera+, realizada no auditório do HPS Delphina Aziz, o governador do Estado, Wilson Lima, destacou a modernização que a unidade de saúde passou nos últimos meses, contando hoje com o maior parque de imagem da América Latina, e enfatizou que a utilização de toda a estrutura do hospital, juntamente aos programas lançados, serão fundamentais para desafogar a fila do Sistema de Regulação do Estado.

“O nosso objetivo maior é atender àquelas pessoas que têm uma prioridade maior e também atender a fila de regulação, atender essa demanda que está reprimida em razão da suspensão das cirurgias eletivas por conta da pandemia”, disse o governador.

Somente na primeira fase do programa, a previsão é de que sejam oferecidos cerca de 54 mil exames mensalmente, por meio do Examina+. Com o Opera+, serão cerca de 12 mil consultas especializadas por mês. Já, graças ao Opera+, a previsão é de realizar 1.295 cirurgias todo o mês na unidade de saúde.

“Nosso objetivo é alcançar no ano que vem três mil cirurgias eletivas por mês. Isso vai ser um recorde. Tivemos o recorde em 2018 de cerca de 18 mil cirurgias no ano. Vamos alcançar 31 mil cirurgias (por ano). É mais uma vez a saúde do Governo do Estado investindo para mudar a vida da nossa população”, projeta o secretário de saúde do Amazonas, Dr. Anoar Samad.

Pacientes - A ampliação dos serviços e o uso da estrutura completa do hospital animou a administradora Juliana Carvalho, que teve seu atendimento no setor de fisioterapia realizado graças ao Consulta+. Para ela, a iniciativa, junto a qualidade do atendimento, é uma demonstração do Governo do Estado de transparência com o investimento público e cuidado com a população.

“Eu acredito que a população tem só a beneficiar porque é um recurso do Governo, os nossos impostos que a gente está vendo com os equipamentos, estrutura, a tecnologia, o atendimento. Então hoje eu posso ver que, diferente de outros atendimentos, a gente tem aqui no hospital uma estrutura boa, ou seja, pessoas capacitadas, profissionais que possam atender o paciente da melhor forma”, diz.

Já a dona de casa Ângela Maria, conta que teve um procedimento na vesícula adiado por conta do início da pandemia. Com a retomada das cirurgias eletivas no HPS Delphina Aziz, ela se diz surpresa com a agilidade para o atendimento, realização de exames e o agendamento da cirurgia, que será realizada nesta quinta-feira (07/10).

“Aí graças a Deus, semana passada ligaram pra mim, e consegui, ainda bem graças a Deus. Tudo muito rápido, os exames também, fazendo tudo rápido”, comemora a dona de casa.

FOTO: Lucas Silva/Secom