ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Mastologista da FCecon concorre em prêmio do Instituto Avon sobre inovação em câncer de mama

05/10/2021 12:41:14


Chefe do serviço de Mastologia, Hilka Espírito Santo, concorre em prêmio do Instituto Avon e plataforma Universa

 

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), está representada no Prêmio Inspiradoras 2021, do Instituto Avon e plataforma Universa. A chefe do serviço de Mastologia da instituição, mastologista Hilka Espírito Santo, concorre na categoria “Inovação em Câncer de Mama”.

 

A votação é aberta ao público e pode ser feita pelo link https://www.uol.com.br/universa/reportagens-especiais/inovacao-em-cancer-de-mama-conheca-as-finalistas/#page6. Não há limites de acesso para votar.

 

Hilka foi selecionada pelo Instituto Avon em razão de ter mobilizado, junto à direção da FCecon, em janeiro e fevereiro deste ano, a transferência de 22 pacientes para passarem por cirurgias nas mamas na unidade do Instituto Nacional de Câncer, o Inca III, no Rio de Janeiro (RJ). Naquele período, devido ao pico da Covid-19 no estado, as cirurgias oncológicas necessitaram ser temporiamente suspensas.

 

Uma parceria entre Governo do Estado, SES-AM, FCecon, Ministério da Saúde (MS), Instituto Nacional de Câncer (Inca) e Força Aérea Brasileira (FAB) enviou três grupos de pacientes para o Inca III, nos dias 29 de janeiro, 9 e 23 de fevereiro.

 

Todas as pacientes realizaram cirurgias sem intercorrências e voltaram para a FCecon para dar continuidade ao seu tratamento. “Essa ação possibilitou o tratamento cirúrgico em tempo adequado, representando impacto positivo no tratamento e sobrevida das pacientes, pois naquele momento estávamos impossibilitados de realizar cirurgias na FCecon. Eu me sinto muito honrada em representar essas 22 mulheres e suas famílias, toda a equipe da Fundação Cecon que trabalhou arduamente, junto com a Secretaria de Saúde, Ministério da Saúde e o Inca III”, afirma Espírito Santo.

 

Premiação – O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa do Instituto Avon e da plataforma feminina do UOL, Universa, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está em três principais causas: violência contra a mulher, câncer de mama e equidade de gênero.

 

Além da mastologista Hilka Espírito Santo, concorrem na categoria “Inovação em Câncer de Mama” a chefe do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular do Centro Internacional de Pesquisa (Cipe) e responsável pelo Laboratório de Diagnóstico Genômico do A.C.Camargo, Dirce Maria Carraro, e a chefe do Laboratório de Fontes Radioativas para Radioterapia do Centro de Tecnologia das Radiações (Ceter/Ipen), Maria Elisa Rostelato.

 

Após o encerramento da votação e a apuração dos votos, a vencedora de cada uma das sete categorias será revelada durante a premiação, no dia 23 de novembro de 2021, em evento híbrido, em São Paulo (SP), transmitido ao vivo no site da plataforma Universa.

 

FOTO: Márcio Benchimol/Divulgação