ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Outubro Rosa: SES promove ações de saúde voltadas às mulheres para prevenção do câncer de mama

04/10/2021 20:49:42

A programação inclui consultas em ginecologia, nutrição, coleta de exame preventivo e ultrassonografia

 

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realiza, nesta terça e quarta-feira (5 e 6/10), ações de atenção especializada à saúde da mulher no Centro de Convivência da Família (CCF) Magdalena Arce Daou, na avenida Brasil, Santo Antônio, zona oeste de Manaus. A iniciativa, em parceria com outras secretarias e órgãos do Governo do Amazonas, está inserida na programação especial da campanha de Outubro Rosa, que terá a abertura oficial, nesta terça-feira, às 9h, no centro de convivência.


Uma campanha é dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, além de alertar para a importância de hábitos saudáveis. Este ano, o tema do Outubro Rosa é 'Três perguntas que salvam!'. A temática é direcionada para os questionamentos: “Você já fez sua mamografia este ano ?; “Você tem controlado seu peso?”; e “Você tem feito atividade física regularmente?”.


As ações de saúde somam-se à oferta de serviços na área de assistência social, atendimento e cadastro para acesso ao programa Crédito Solidário, atividades físicas do projeto 'RespirAR', apresentação cultural, serviços de beleza e estética e exposição de artesanatos.


Os diversos serviços voltados para as mulheres envolvem, além da Secretaria de Estado de Saúde, o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Assistência Social (Mar), a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar).


Saúde - Serão ofertados, nos dois dias, às mulheres que está participando das atividades que abrangem outras secretarias de Estado consultas em enfermagem, ginecologia, nutrição, coleta de exame preventivo, realização de ultrassonografia, além do teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e para detecção da Covid-19. Além desses serviços, serão negociadas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) na quarta-feira (6/10).


 o acolhimento, as mulheres passarão por uma triagem e serão encaminhadas para ações de saúde, assistência social ou crédito. Na pré-consulta de enfermagem será feita também aferição de glicemia e de pressão arterial. A ação será realizada das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.


Durante todo o mês de outubro, esses serviços de saúde também serão disponibilizados nas Policlínicas Antônio Aleixo, Danilo Corrêa, Gilberto Mestrinho, João dos Santos Braga, Zeno Lanzini e Codajás, com 'Dia D' de intensificação das ações em cada unidade, vinculada à SES-AM.


Além das policlínicas, demais unidades de saúde da SES-AM também irão realizar atividades em alusão ao Outubro Rosa, que buscam conscientizar as mulheres quanto ao câncer de mama. No dia 27 de outubro, servidoras da sede da secretaria participarão do evento 'Um dia de Rosa'.

Nesta mesma dados também ocorrerá o encerramento da campanha na Policlínica Codajás.


Campanha - A programação do Outubro Rosa da SES-AM inclui orientação nutricional, com ênfase na alimentação preventiva contra o câncer, roda de conversa sobre autoestima e um ciclo de palestras sobre câncer de mama e autoimagem da mulher, nutrição e importância da atividade física na prevenção do câncer.


FOTO:   Arquivo / Secom


Informações para a Imprensa:  Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (92 99126-7364) e Geizyara Brandão (92 98237-0415).