Educação em saúde: FVS-RCP intensifica ações das Brigadas contra o Aedes aegypti em escolas estaduais

01/10/2021 16:29:01

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) realiza, nesta sexta-feira (1º/10), uma ação de educação em saúde do Programa de Brigadas contra o Aedes aegypiti, na Escola Estadual Prof.ª Myrthes Marques Trigueiro, zona leste de Manaus. A iniciativa visa conscientizar os alunos sobre a importância de evitar que o mosquito se desenvolva durante a fase aquática.

A finalidade é fortalecer as ações de prevenção contra o Aedes aegypti, para o período sazonal das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), que se inicia no último trimestre do ano. A atividade é coordenada pela FVS-RCP, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa/Manaus). A ação ocorre durante todo o dia no local.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que a FVS-RCP está empenhada em fortalecer o Programa de Brigadas para o período sazonal da dengue, zika e chikungunya. “Com o período das chuvas se aproximando, precisamos sensibilizar a população que o combate do Aedes é de todos, sociedade e poder público”, reforça Tatyana.

De acordo com a assessora do Grupo Técnico Integrado da FVS-RCP (GTI/FVS-RCP), Josielen de Amorim Soares, a ideia é conscientizar sobre a importância de combater o mosquito causador das arboviroses. “São várias exposições disponíveis: o ciclo biológico do mosquito e maquetes de imóveis mostrando os principais criadouros para os alunos entenderem como realizar a eliminação dentro de casa”, explica Josielen.

Para a coordenadora de Saúde das Escolas da Seduc, Vera Hitotuzi, a parceria entre a Seduc e a FVS-RCP representa grande importância no âmbito da educação em saúde. “As crianças têm uma percepção muito boa, eles aceitam bem. É uma parceria que tem dado muitos frutos, até porque educação não se faz sozinha, é preciso da saúde para dar continuidade”, salienta.

O administrador da escola e brigadista, Roberto Santos, conta que semanalmente realiza o Checklist 10 Minutos contra o Aedes aegypti. “Realizamos diversas ações, como apresentações de cartazes; exibições de vídeos educativos. No checklist, recolhemos materiais descartáveis, para não acumular água”, diz Roberto.

Cronograma – Neste sábado (02/10), a equipe de brigadas da FVS-RCP, em parceria com Núcleo de Educação em Saúde e Mobilização Social (NES/FVS-RCP) participam da Ação Cívico Social, realizada pela Ronda Maria da Penha, em lembrança aos sete anos da Lei Maria da Penha, no Comando de Policiamento da Área Norte.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTO: Catarina Sampaio/FVS-RCP