Nova opção: Centro de Convivência Magdalena Arce Daou é um dos postos do Vacina Amazonas nesta sexta e sábado

01/10/2021 15:12:01

Com horário estendido, espaço foi preparado para receber pedestres na vacinação contra a Covid-19

O Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Magdalena Arce Daou, localizado na avenida Brasil, na zona oeste de Manaus é um dos pontos estratégicos coordenados pelo Governo do Estado, no 21° mutirão Vacina Amazonas. Funcionando com horário estendido, o espaço recebe pedestres para aplicação de primeira, segunda e terceira doses da vacina contra a Covid-19.

“Esse é um ponto novo, nós pensamos por conta da localização, e estamos esperando a população aqui. Vamos ficar hoje até as 21h; amanhã, sábado, a partir das 9h até as 18h, aplicando a 1ª, a 2ª e a 3ª dose, a de reforço”, detalhou Fabiana Maciel, chefe do departamento de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

O mutirão é realizado em parceria com a Prefeitura de Manaus e tem como principal objetivo aplicar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 em profissionais de saúde a partir de 50 anos e pessoas a partir de 60 anos, que tomaram a segunda dose há mais de seis meses (ou até o dia 1º de abril), e em imunossuprimidos com 18 anos ou mais. Os trabalhadores de saúde precisam apresentar identificação profissional; enquanto os imunossuprimidos devem levar laudo médico.

O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, que é profissional da área, recebeu a dose de reforço no CECF Magdalena Arce Daou.

“Nós precisamos nos vacinar. Já tem muito mais de seis meses que tomei minha segunda dose. Então eu tenho que tomar a dose reforço. O nosso sistema imune, a partir de seis meses de qualquer imunizante, começa a reduzir, então a gente começa a ficar suscetível novamente à Covid. Então precisa da dose de reforço”, alertou Samad.

Também estão sendo aplicadas a primeira e a segunda doses para pessoas com 12 anos ou mais.

Além do Magdalena Arce Daou, outros cinco pontos estratégicos estão funcionando em horário estendido: Centro de Convenções de Manaus-Sambódromo (drive-thru), CECF Padre Pedro Vignola (pedestre), Shopping Phelippe Daou (pedestre), Studio 5 Centro de Convenções (pedestre) e Sesi Clube do Trabalhador (pedestre e drive-thru).

Os postos das unidades básicas de saúde (UBS), da Prefeitura de Manaus, atenderão no horário das 9h às 16h, nos dois dias de mutirão.

O tipo de imunizante aplicado é definido conforme a dose de cada público contemplado na vacinação. Para as doses de reforço, serão aplicadas vacinas da Pfizer. Já para as demais doses, serão aplicados os outros tipos de vacina disponíveis.

Documentação – Para se vacinar, com segunda dose e dose de reforço, é necessário apresentar documento original com foto, CPF e carteira de vacinação. Para os imunossuprimidos, além dessa documentação, um laudo médico ou outro documento que comprove a condição.

Para quem vai receber a primeira dose, é necessário que o interessado apresente, obrigatoriamente, um documento oficial com foto com o número do RG, CPF, comprovante de residência (original e cópia) e Cartão de Vacina.

Postos de Vacinação que funcionarão em horário estendido

Dia 1º/10 - Sexta-feira – Das 9h às 21h

Dia 02/10 – Sábado – Das 9h às 18h

• Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou (pedestre)