ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Dia do Idoso: Centro de Atenção Integral à Melhor Idade André Araújo encerra programação

01/10/2021 13:06:15

Pacientes do Caimi, população idosa em geral e servidores participaram da semana de ações da unidade da SES-AM


O Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (Caimi) André Araújo, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou nesta semana, de segunda-feira (27/09) até esta sexta (1º/10), a primeira edição da Semana do Idoso. A programação foi idealizada em alusão ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, celebrados nesta sexta-feira, além da comemoração de 19 anos da unidade de saúde.

Ao longo da semana, a programação contou com ações voltadas para o cuidado da saúde e bem-estar dos idosos. Foram realizadas práticas integrativas e complementares em saúde (Pics), atividades com educadores físicos e a equipe de fisioterapia, além de tratados assuntos como aposentadoria, obesidade em idosos, disfagia e saúde bucal. Também foram oferecidas sessões de alongamentos e relaxamento juntamente com as ações propostas.

A diretora da unidade, Roberta Nascimento, conta que, com a retomada das atividades presenciais, após o ápice da pandemia, o dever em cuidar da atenção integral da saúde da pessoa idosa aumentou, e as ações foram importantes para essa promoção, inclusive para os pacientes que tiveram sequelas devido a Covid-19.

“Devido ao período de isolamento por conta da pandemia, reabrimos para as consultas e começamos a receber os pacientes. Com isso, vimos a necessidade de começar a ajudar não apenas no consultório, mas sim com terapias integrativas, palestras, oficinas, tudo isso com a intenção de reabilitação o paciente dentro do seu convívio, após a Covid”, explicou a diretora.

Durante o último dia do cronograma, o encerramento apresentou uma exposição das obras produzidas pelos pacientes da fonoaudiologia, com entrega de certificados. Também houve os lançamentos do projeto de Fisioterapia Uroginecológica e Pé Diabético, oficinas de pinturas, lançamento do Núcleo de Segurança do Paciente Idoso e do Setor de Sisreg e Relacionamento com o Paciente Idoso. Por fim, foi realizada uma homenagem para o paciente com a idade mais avançada da unidade.


FOTOS: Divulgação/SES-AM