ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Saúde Amazonas: Comitê de Educação Permanente e Humanização em Saúde é instituído na FVS-RCP

30/09/2021 09:19:40

As equipes trabalharão na prática a promoção das políticas de Educação Permanente em Saúde e Humanização no Amazonas


O Comitê de Educação Permanente e Humanização em Saúde (CEPHS) na Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foi implantado por meio da portaria divulgada na terça-feira (28/10). Com a participação de servidores de diversas áreas da Secretaria, o comitê atuará na gestão, planejamento, acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações de educação e humanização na Fundação. 


A implantação do Comitê faz parte da promoção das políticas de Educação Permanente em Saúde e Humanização no Amazonas, vinculada ao Projeto Educação Permanente em Saúde e Humanização em Movimento, na Ação Formação e Desenvolvimento do Servidor do Programa Saúde Amazonas.


Para David de Oliveira, subgerente de desenvolvimento de RH da FVS-RCP, o comitê será importante para o desenvolvimento dos trabalhos e possibilitará avanços na Fundação. 


“Teremos um fórum de discussão, com vistas a promover a formação e desenvolvimento dos trabalhadores da FVS-RCP, a partir dos problemas cotidianos referentes à vigilância em saúde no Amazonas e à organização e Gestão do trabalho em saúde na instituição, bem como, a humanização do processo de trabalho do servidor e atendimento ao usuário”, disse.


A implantação do Comitê auxiliará na execução do Plano de Ação de EPS da Unidade de Saúde, articular no planejamento e desenvolvimento de ações, ajudar na identificação das prioridades educacionais, promover parcerias e espaço de discussão sobre os processos de trabalho na área da saúde a partir da lógica da EPS/Humanização, tornando o espaço de trabalho um lugar de aprendizado.


Ao comentar sobre as expectativas do trabalho que será desenvolvido, David de Oliveira diz que elas são excelentes e enfatizou o apoio dado pela direção para o projeto. “Temos anuência da diretora-presidente Tatyana Amorim, para o desenvolvimento do trabalho, a direção da instituição entende que este comitê é uma ferramenta de melhoria das ações institucionais internas e externas, e tem como principal proposta fortalecer a FVS-RCP”, contou o subgerente.


Forma de trabalho - A proposta é que sejam realizadas reuniões, oficinas, e treinamentos quinzenais com os servidores envolvidos, um processo inicial de construção do comitê, para que se crie uma identidade institucional e possa atender as necessidades da Gestão, Trabalhadores e Usuários.


O CEPHS será coordenado pela Subgerência de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FVS-RCP. Os servidores que comporão o comitê não serão remunerados e atuarão sem prejuízo das atribuições normais de seus cargos. Foto: Divulgação/FVS-RCP