ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Setembro Roxo: Policlínica Codajás promove evento em alusão ao mês de conscientização sobre Fibrose Cística

22/09/2021 13:35:36

A Policlínica Codajás, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, nesta terça-feira (21/09), palestras com profissionais em alusão ao Setembro Roxo, mês que conscientiza sobre o que é a Fibrose Cística, doença genética crônica. O evento ocorreu no auditório da unidade pela parte da tarde e teve a presença de servidores da unidade, alunos residentes, profissionais do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV) e pacientes que possuem a doença com seus familiares. 


De acordo com o diretor da unidade, Rainer Figueiredo, o objetivo do evento organizado pela equipe de referência em triagem neonatal da policlínica foi de apresentar a doença, conscientizar a população sobre os sintomas e auxiliar no conhecimento dos profissionais de saúde acerca do tratamento e diagnóstico da doença precocemente. “A gente faz esse mês em alusão para que tenham essa compreensão, de que há um tratamento e se feito de forma correta o prognóstico deste paciente é bem melhor”, ressaltou.


A doença Fibrose Cística pode ser observada pelo teste do pezinho e as crianças que possuem alguma alteração no exame são encaminhadas para o laboratório de referência, no Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), e posteriormente são vinculadas a policlínica Codajás para acompanhamento ambulatorial referenciado no Estado. “Todos os exames passam pelo Hemoam e, se tem alguma alteração, eles são encaminhados ao ambulatório que é referência aqui na policlínica Codajás, do serviço da triagem neonatal, e posteriormente é inserida no sistema”, explicou o diretor. 


O acompanhamento na unidade é feito avaliando a condição do paciente, podendo variar nas consultas. Além de que o corpo técnico da policlínica é multidisciplinar, contando com enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos e médicos especialistas. Atualmente, a unidade possui 12 pacientes diagnosticados em acompanhamento. 


Um dos pacientes de fibrose cística da unidade, Luiz Gabriel Souza, 20, foi diagnosticado aos dois anos de idade e é acompanhado até os dias atuais pela policlínica. Luiz contou como a iniciativa do evento é importante para os pacientes com a doença. “É nosso terceiro evento e é muito importante para todos, principalmente para os pacientes de fibrose cística. Para gente é uma coisa inovadora poder fazer parte deste momento maravilhoso”, disse. 


A equipe multidisciplinar também foi elogiada pelo paciente, que faz consultas rotineiras para acompanhar o quadro. “Aqui na Policlínica, o atendimento é sem palavras, todos os profissionais são bastante capacitados e só tenho a agradecer a todos eles pelo acolhimento. Eu faço consulta rotineira, às vezes quando eu estou precisando bastante, todos os médicos passam um check up total para fazer, e conforme for o diagnóstico eles passam algum remédio específico ou internação”, destacou.


A fibrose cística tem como principais sintomas a tosse seca, falta de ar, cansaço, gordura nas fezes e entre outros. O tratamento é feito desde o nascimento, feito ainda na triagem neonatal pelo diagnóstico precoce, e acompanhado pela equipe médica especializada.



FOTO: Ana Beatriz Fonseca/SES-AM