ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Vacina Amazonas: ‘Esperança’, diz mãe, após ter filhos gêmeos de 12 anos vacinados com primeira dose

18/09/2021 17:23:42

Mutirão deste sábado (18/09) vai até as 18h em nove pontos coordenados pelo Governo do Estado 


Com a retomada da vacinação em adolescentes, Karina Dias não perdeu tempo: levou os filhos gêmeos, Kauan e Kaline de Souza, ambos de 12 anos de idade, para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no mutirão Vacina Amazonas. A ação deste sábado (18/09) acontece em nove postos coordenados pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Manaus.


“Eles completaram 12 anos na segunda-feira. A gente ficou feliz por terem completado 12 anos, e quando falaram que não ia ter a vacina, a gente ficou triste. Ontem à noite veio o resultado, e decidimos que hoje de manhã nós viríamos vacinar. Eles vão viajar na terça-feira e já vão vacinados”, disse, emocionada, ao levar os filhos para receber a primeira dose no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. 


Para este segundo dia de mutirão, adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades foram incluídos como público-alvo após a validação da vacinação pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A resolução foi aprovada na tarde de ontem (17/09).


Karina descreve a sensação de ver os filhos sendo vacinados como uma esperança por dias melhores. “É uma emoção muito grande. Perdemos muita gente, muitos amigos, então é uma esperança que eles estão tendo de ser vacinados logo adolescentes, cedo. E [o mutirão] é uma ótima iniciativa e incentiva os outros a vir, que venham se vacinar porque é muito importante a vacinação”.


Público-alvo – Os postos de vacinação oferecem a aplicação de doses de reforço para idosos acima de 70 anos que tomaram a segunda dose ou dose única até o dia 31 de março, além da aplicação da primeira e segunda doses para quem ainda não iniciou a imunização ou precisa completar o esquema vacinal.


Para o segundo dia de mutirão, a expectativa é a ampliação da demanda, principalmente com a retomada da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades, que tiveram a vacinação validada em resolução da CIB, aprovada na sexta-feira (17/09).


Estrutura – No primeiro dia da 20ª edição do mutirão Vacina Amazonas, na sexta-feira (17/09), mais de 28 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid-19. O Governo do Amazonas montou uma estrutura com mais de 90 postos de vacinação em nove pontos estratégicos da capital, tendo o reforço de 1,4 mil servidores do Estado para atendimento à população que comparecer aos locais nos dois dias de mobilização (confira lista de locais ao final).


A ação é realizada em parceria com a Prefeitura de Manaus, que está disponibilizando seis pontos estratégicos e postos de vacinação, entre eles 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A lista pode ser conferida no site Imuniza Manaus, no endereço https://semsa.manaus.am.gov.br/noticia/locais-de-vacinacao-covid-19/.



Confira os postos de vacinação coordenados pelo Governo: 


• Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus - Avenida Pedro Teixeira, zona centro-oeste da cidade, exclusivamente na modalidade drive-thru, nos dois dias


• Parque Municipal do Idoso - Rua Rio Mar, 1.324, bairro Nossa Sra. das Graças, zona centro-sul


• Policlínica João dos Santos Braga - Avenida Margarita, s/nº, Cidade Nova, zona norte


• Escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira - Avenida da Felicidade, s/nº, Conjunto Viver Melhor, zona norte


• Ceti Zilda Arns Neumann - Rua Santa Marta, s/nº, Comunidade Jesus Me Deu, Colônia Terra Nova 4, zona norte


• Escola Estadual Aristóteles Comte de Alencar - Avenida Presidente Médici, 500, Coroado 3, zona leste


• Escola Estadual Waldock Fricke de Lyra - Rua Santa Helena, s/nº, Parque São Pedro, bairro Tarumã, zona norte


• Escola Estadual Maria Rodrigues Tapajós - Rua Goiânia, 701, Redenção, zona centro-oeste


• Escola Estadual de Tempo Integral Francisca Botinelly Cunha e Silva - Avenida Dom Pedro I, s/nº, Dom Pedro, zona oeste


 FOTOS : Indiara Bessa/Secom