ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Setembro Amarelo: SPA Joventina Dias realiza passeata de conscientização sobre saúde mental

11/09/2021 17:00:58

O Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias, da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou, na sexta-feira (10/09), passeata na Ponte Jornalista Phelippe Daou, conhecida popularmente como Ponte Rio Negro. A ação teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental.

Em sua segunda edição, a passeata foi organizada pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde e Humanização no Estado do Amazonas (NEPSHUs) e pelo setor de psicologia do SPA Joventina Dias. O coordenador do NEPSHUs, Bruno Sarkis, destacou a importância da iniciativa e de buscar a rede de apoio em saúde mental do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Fizemos essa ação em 2019 e voltamos esse ano com o objetivo, novamente, de conscientizar que às vezes as coisas acontecem do nosso lado, entretanto nós não observamos os sinais dados. A campanha como um todo é uma sensibilização da população para ver que se isso existe, precisamos dar a atenção necessária e trabalhar em conjunto para cuidar e salvar vidas”, explicou o enfermeiro.

A diretora do SPA, Elcinei Sampaio, ressaltou que o estímulo ao diálogo e a humanização no cuidado em saúde mental são essenciais na promoção do bem-estar. “O que estamos fazendo hoje é muito importante, chega a ser emocionante, porque se colocar no lugar do outro é ouvir aquele que está ao nosso lado. As pessoas falam muito de empatia, mas poucos praticam. Vamos continuar trabalhando e fazendo a humanização acontecer, fazendo o SUS acontecer e esses pilares salvam vidas. Essa é nossa função não só como profissional da área de saúde, mas como ser humano”, declarou. 

A psicóloga Ketlen Marques enfatizou a contribuição do alerta à sociedade sobre os cuidados com a saúde mental. "Precisamos considerar que esse é um assunto completamente social, multifatorial. Precisamos trazer esse assunto à tona, refletir sobre ele, conversar e abrir discursos”, disse.

A passeata contou com a participação dos servidores do SPA e de estudantes do curso de enfermagem dos Centros Universitários UniNorte e Maurício de Nassau, que levaram faixas e cartazes, além da distribuição de panfletos informativos.

Atendimento - A SES-AM disponibiliza o Serviço de Apoio Psicológico ao Servidor e à População (SAPS e SAPP) com escuta emergencial e plantão psicológico, por meio de contato telefônico e/ou videochamada. O acesso ocorre pelo endereço http://chatbot.saude.am.gov.br/ ou pelo contato com whatsapp - (92) 9925-81056 para pessoas com dificuldades no manuseio de tecnologias ou sem acesso à internet. O atendimento presencial está disponível nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) existentes no Amazonas, sendo 04 na capital e os demais em municípios do interior.

Programação - A programação do Setembro Amarelo do SPA Joventina Dias inclui a realização de lives, pelo Instagram, com o tema ‘Vamos Usar Amarelo Todos os Dias?’ para abordar a importância da prevenção e conscientização em saúde mental, como identificar sinais de alerta e onde buscar atendimento no SUS. Para participar, basta acessar o perfil da unidade (@spa_joventina_dias) e ativar as notificações para acompanhar as próximas transmissões.


FOTO: Daniel Oliveira/ SES-AM