ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Vacina aplicada no mutirão em Manaus tem alta proteção contra a Covid-19

29/08/2021 05:20:45

Nesta 19ª edição, a aplicação da segunda dose é a prioridade do mutirão da campanha Vacina Amazonas


A aplicação das duas doses da vacina AstraZeneca oferece proteção de 90% contra óbito, hospitalização e infecção grave causada pela Covid-19, revelou estudo coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O imunizante está disponível em mais de 100 postos de vacinação montados pelo Governo do Amazonas no grande mutirão da campanha Vacina Amazonas em Manaus, que iniciou no sábado e segue até às 18h deste domingo (29/08). 


Os postos da Arena da Amazônia, do Sambódromo e do Centro de Convenções Vasco Vasques - primeira etapa - estão  abertos para receber a população com 40 anos ou mais que tomou a primeira dose da AstraZeneca até 28 de junho. O objetivo do grande mutirão realizado pelo Governo, em parceria com a Prefeitura de Manaus, é acelerar a imunização completa deste público.


“Estudos mostram a efetividade dessas vacinas. Além da segurança, a proteção no sentido de evitar casos graves e óbitos. Esse mutirão é uma estratégia para acelerar e aumentar a parcela da população com o esquema vacinal completo. Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca precisa tomar a segunda dose. Só depois da segunda dose teremos a imunidade completa para essa vacina”, ressaltou o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Cristiano Fernandes.


Cerca de 150 mil doses de AstraZeneca foram disponibilizadas pela FVS-RCP para esta edição do Vacina Amazonas. Para receber a vacina é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto, CPF e o cartão de vacinação com o registro da primeira dose.


O diretor-presidente da FVS-RCP reforçou que todas as vacinas são seguras e eficazes também contra as novas variantes da Covid-19. O Amazonas tem estoque de AstraZeneca para garantir a segunda dose do imunizante, conforme a FVS-RCP.


Para aumentar a oportunidade de vacinar, além da AstraZeneca, os postos estão disponibilizando doses da CoronaVac e da Pfizer.


Mutirão - Ao todo, 109 postos de vacinação foram montados pelo Governo do Amazonas com funcionamento de 33 horas ininterruptas de imunização. Na Arena e no Sambódromo são 30 e 28 postos, respectivamente, operando na modalidade drive-thru. No Vasco Vasques, a estrutura é de 51 pontos, na primeira etapa do centro de convenções, para atendimento de pedestres.


Nova edição – Ao longo das 18 edições da campanha Vacina Amazonas realizadas anteriormente, o Governo do Amazonas levou imunizantes contra a Covid-19 à população da capital e de 15 municípios do interior do estado. Nesta 19ª edição, a aplicação da segunda dose é a prioridade do mutirão.


FOTOS: Tácio Melo / Secom