ACESSIBILIDADE

SES-AM

Secretaria de Estado de Saúde



Vacina Amazonas: servidores entram pela madrugada para vacinar população de Manaus

29/08/2021 05:14:11

Servidores viraram a madrugada de domingo (29/08) para vacinar o público que compareceu à 19ª edição do mutirão Vacina Amazonas, promovido pelo Governo do Estado, em parceria com a  Prefeitura de Manaus. Ao todo, mais de 3 mil profissionais se alternaram entre os 109 pontos de vacinação espalhados pela Arena da Amazônia, Sambódromo e Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona centro-oeste da capital.

Com 33h de duração, o mutirão tem como foco principal a aplicação da segunda dose do imunizante contra Covid-19 em pessoas com mais de 40 anos de idade e seguirá até as 18h deste domingo (29/08).

A técnica de enfermagem Maria das Dores foi uma das profissionais que atuou, pela parte da madrugada, em um dos postos do Sambódromo. Ela, que já trabalhou em outras edições do Vacina Amazonas, iniciou o serviço às 18h de sábado (28/08). "À noite é um pouco mais agitado, mas não me importo. É como digo: 'Melhor vacinar que intubar'", reforçou Maria, cujo plantão no mutirão iria encerrar 7h de domingo.

De acordo com a técnica, o público amazonense tem "abraçado" a vacinação. "No início, acho que rejeitaram um pouco, mas agora estão todos procurando [a vacina]. Se precisar, fico por aqui até as 18h de domingo. O importante é vacinar", acrescentou a profissional.

Um dos pontos de imunização com menos fluxo de pessoas pela parte da madrugada, o Centro de Convenções Vasco Vasques atendeu o público pedestre. Lá, o também técnico de enfermagem Helder Almeida estava pronto para uma jornada de 12h de trabalho. "É minha primeira vez participando do mutirão e acho muito importante, porque gera uma mobilização por parte da sociedade", defendeu Helder.

Ele conta que, ao longo da noite, vacinou não somente as pessoas com mais de 40 anos, mas também jovens e adolescentes que ainda não haviam tomado a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. "Isso que é legal dos mutirões, pois eles geram essa conscientização", finalizou.

Dedicação - A técnica de enfermagem Ramicéu Pinheiro, que trabalhou na Arena da Amazônia, diz que não se importa em virar a noite trabalhando e reconhece a importância dos mutirões. "Eles dão a chance para que aquela pessoa que não possui horário comercial possa vir tomar sua vacina. Desta forma, todos conseguem se vacinar", afirmou Ramicéu.

Assim como Maria das Dores, ela também já havia atuado em outras edições do Vacina Amazonas e ficou surpresa com a adesão do público nesta 19ª edição. "As pessoas estão comparecendo demais aqui na Arena, estou até um pouco assustada, de maneira positiva. Desde a hora que comecei a trabalhar, não consegui parar para nada", concluiu.

Doses - Cerca de 150 mil doses da vacina AstraZeneca foram disponibilizadas pela Fundação de Vigilância em Saúde Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) para a 19ª edição do Vacina Amazonas. Para ser vacinado, é necessário a apresentação de documento de identidade original com foto, CPF e, no caso daqueles que receberão a segunda dose, o cartão de vacinação com o registro da primeira.

FOTOS: Tácio Melo/Secom