Fuam lança pedra fundamental para abertura do Hospital Dia Dr. Luiz Cláudio Dias

26/08/2021 17:32:28

O Hospital deve iniciar o atendimento ainda neste semestre

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) realizou, nesta quinta-feira (26/08), o lançamento da pedra fundamental do Hospital Dia Dr. Luiz Cláudio Dias, que vai funcionar nas dependências da unidade referência em dermatologia tropical e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A atividade faz parte da programação de aniversário de 66 anos da Fuam.

A secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo, que representou o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), destacou que a ampliação dos serviços é uma ação do programa Saúde Amazonas, que vai mudar o perfil da Fuam.

“O Hospital Dia é uma estrutura, uma modalidade de atendimento que permite internação até por 24h, inclusive. Com o Hospital Dia, eles (Fuam) terão uma ampliação da oferta de serviços e o Governo do Estado tem nos colocado essa demanda de cada vez mais qualificar os serviços e seus processos de trabalho, mas também, na medida do possível, aumentar a oferta de serviços que a gente proporciona à população”, destacou a secretária.

A escolha do nome Doutor Luiz Cláudio Dias faz referência a um médico da unidade, falecido em março de 2021, que era pesquisador da área de dermatologia e ISTs.

De acordo com o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, o hospital deve começar a funcionar neste semestre, com abertura de três novos leitos, agregando o serviço de cirurgias dermatológicas e de cirurgia de média e alta complexidade.

Esta mudança se dará por conta da proposta agregar à unidade o perfil hospitalar. Um projeto de lei foi assinado pelo governador Wilson Lima e encaminhado para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Com a aprovação do novo perfil, a unidade terá mudança da nomenclatura passando a ser chamada de Fundação Hospitalar de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Mata.

O diretor-presidente ainda explicou que a mudança de tipologia vai permitir que a unidade consiga mais recursos com o Ministério da Saúde e também do Ministério da Educação, pois a Fuam funciona como centro de ensino.

“A Fundação Alfredo da Matta é um centro de ensino na área da residência médica e de mestrado, isso então vai só facilitar que a fundação amplie o seu leque de assistência", explicou o gestor.

Calçados ortopédicos – Ainda como parte da programação de aniversários, foi feita  a entrega simbólica de calçados ortopédicos para pacientes de hanseníase. Cerca de 300 pares foram adquiridos com auxílio de emenda parlamentar do deputado federal José Ricardo.

Homenagem – Ainda foram inauguradas placas em espaços da unidade homenageando servidores falecidos. A programação ao longo da semana ainda teve a realização de mostra científica com exposição de pôsteres dos trabalhos de pesquisadores da instituição.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM): Roseane Mota (92 99126-7364).